O dia 10 de Julho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 10 de Julho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


•  10 de julho – BOM DIA!

COMEMORA-SE:

Dia da Pizza no Brasil. Dia Mundial da Saúde Ocular. Dia Mundial da Lei. Dia do Católicos lembram Santo Antônio Percierskij, 110 Mártires da China, Santa engenheiro de Minas. Anatólia, Santa Rufina, Santa Segunda e Vitória.

FATOS:

1499 — O navegador português Nicolau Coelho retorna a Lisboa, após ter participado da expedição de Vasco da Gama que dobrou o Cabo da Boa Esperança e descobriu o caminho para a Índia.

1932 — Revolução Constitucionalista de 1932: o sul de Mato Grosso rebela-se contra o Governo Provisório e funda o Estado de Maracaju.

1943 — Segunda Guerra Mundial: os aliados desembarcam na Sicília, na Operação Husky. Inicia-se, pela Itália,  a invasão da Eurooa ocupada pelo nazi-facismo.

1962 — Telstar, o primeiro satélite de comunicações do mundo, é lançado em órbita.

1997 — Em Londres, cientistas relatam as descobertas da análise de DNA de um esqueleto de Neandertal que apóia a "hipótese da origem única" da evolução humana, colocando uma "Eva mitocondrial" entre 100 000 e 200 000 anos atrás.

2018 — Resgatados vivos os quatro garotos restantes e seu treinador após dezoito dias presos na caverna de Tham Luang, Tailândia.

FOTO DO DIA:

Ao lado do governador Marques Henriques (d) o presidente Emílio Médici (1969/1974), em visita a Porto Velho, esteve no 5º Batalhão de Engenharia de Construção, o 5º BEC, onde conheceu a ação da corporação que àquela altura era praticamente voltada para a melhora das condições de tráfego da rodovia BR-364. Em primeiro plano, de costas, o “soldado símbolo” do 5º, o Cabo Áureo.