Arábia Saudita dispara tiros de advertência contra barcos de pesca iranianos no Golfo Pérsico

Arábia Saudita dispara tiros de advertência contra barcos de pesca iranianos no Golfo Pérsico

Porto Velho, RO - Sputnik - A Guarda Costeira da Arábia Saudita disparou vários tiros de advertência contra barcos iranianos que se recusaram a parar, informou em 27 de junho a agência estatal de notícias saudita SPA.

Segundo a agência, citando um porta-voz oficial da Guarda Costeira, as patrulhas sauditas detectaram a violação das águas territoriais do reino por três embarcações iranianas, sendo estas imediatamente monitoradas e advertidas de que deveriam regressar às águas internacionais.

O porta-voz acrescentou que os referidos barcos iranianos ignoraram os sucessivos avisos, o que levou a Guarda Costeira – de acordo com o protocolo estabelecido para estes casos – a disparar tiros de advertência, acabando os navios por deixar as águas sauditas.

O porta-voz afirmou ainda que a Guarda Costeira saudita não permitirá qualquer violação das águas territoriais do reino.

Já a agência Mehr News do Irã informou na mesma data que o incidente ocorreu dia 24, quando três barcos de pesca iranianos se afastaram de seu rumo devido à turbulência marítima.

Ardeshir Yar Ahmadi, diretor de Relações Públicas da Diretoria Geral de Pescas da província de Bushehr, confirmou à Mehr que guardas sauditas dispararam contra pescadores iranianos, mas que não tinha havido vítimas, estando todos de boa saúde e tendo retornado já a casa.

A agência Mehr recorda que, em 2017, oficiais da Guarda Costeira saudita abriram igualmente fogo sobre barcos de pesca iranianos no golfo Pérsico, matando um pescador sem qualquer justificativa.

Vale recordar que a Arábia Saudita e o Irã têm relações tensas, ambos lutando pelo domínio na região e estando em lados opostos de diversos conflitos no Oriente Médio, sobretudo no Iêmen.