Candeias do Jamari vira capital do rodeio de Rondônia

Candeias do Jamari vira capital do rodeio de Rondônia

Candeias do Jamari, RO - Novamente a abertura do calendário de feiras agropecuárias em Rondônia fica por conta da festa no município de Candeias do Jamari.

A 17ª Festa do Peão e a 3ª EXPOACAN – Exposição Agropecuária de Candeias do Jamari começa nesta sexta-feira (27) e segue até terça-feira, 1º de maio.

Serão cinco dias de competições de rodeio, prova de tambor, exposição da agricultura familiar e shows musicais. Com 17 anos de tradição, o rodeio de Candeias do Jamari sempre é referência e uma espécie de “esquenta” para as competições e feiras ao longo de todo ano.

Os preparativos para a Festa do Peão de Candeias começaram bem antes. O Baile da Rainha realizado no último dia 21 elegeu Érica Thayná, 23 anos, a Rainha da Expoacan. Tuanny Gonçalves 1ª Princesa e Juliana Cristhel a 2ª Princesa.

De acordo com Casagrande, presidente da Federação de Rodeio Completo de Rondônia, já está tudo pronto para receber o grande público a partir de hoje em Candeias do Jamari. “Com apoio de nossos parceiros, montamos uma grande estrutura na área atrás da prefeitura, com arquibancadas, arena, camarotes, bares e palco. Tudo para oferecer conforto para os visitantes”, explicou. Também foi instalado um parque de eventos para a 3ª Feira Agropecuária de Candeias do Jamari. Na programação constam palestras técnicas com a participação de órgãos como Emater, Idaron, Secretaria Municipal de Agricultura, Concurso Leiteiro, exposição de animais, exposição de veículos e assinatura de convênios.

A diretora do rodeio Jucilene Moraes explica que uma grande equipe está voltada para fazer o melhor evento que a cidade já viu. “Temos 70 competidores inscritos vindos do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia”, revelou. A premiação do rodeio será uma moto zero quilômetro para o campeão e premiação em dinheiro do 2º ao 5º colocado. A narração é por conta dos locutores Carlinhos Rondônia, Vagner Lima e o locutor mirim Pedro Jorge, de apenas quatro anos. Também está programada a prova de Três Tambores com premiação em dinheiro.

Em relação às atrações musicais, Casagrande afirma que haverá shows com artistas regionais em todas as noites da festa. A agenda de shows está definida com André e Andreilson dia 27/04, Carol Paz 28/04, Diogo Amorim 29/04, Junior Magalhães 30/04, Kira Garcêz e Ministério Gson se apresentam no dia 1º de maio.

Cavalgada

Outra novidade da 17ª Festa do Peão de Candeias do Jamari é o resgate da Cavalgada do Trabalhador. Cancelada por alguns anos, a cavalgada é tradicional do município e sempre foi realizada na manhã do dia 1º de maio. “Estamos colaborando para as famílias e comitivas que gostam da cavalgada voltarem e não deixar essa tradição acabar”, afirma Casagrande. O evento deve reunir cavaleiros, amazonas e comitivas. A concentração será no terça-feira às 09h00 no espaço do rodeio (atrás da prefeitura) e deve terminar com o concurso da Queima do Alho.

Ingressos

Não haverá cobrança de ingresso para a Feira Agropecuária, palestras técnicas e visitação dos estandes. Para a arena de rodeio e shows os ingressos variam entre R$ 15,00 e R$ 25,00, com meia entrada para quem possui carteira estudantil. Crianças de até 12 anos acompanhadas dos pais e responsáveis não pagam.