Confira o que abre e fecha durante o Natal em Rondônia

Confira o que abre e fecha durante o Natal em Rondônia

Porto Velho, RO - Devido ao feriado nacional de Natal, algumas instituições de Rondônia já não estão realizando atendimento ao público e outras vão fechar totalmente na segunda-feira (25). Para ajudar o morador, o G1 elaborou um guia com os horários de atendimento.

Confira abaixo o que abre e o que fecha no feriado natalino:

ÓRGÃOS ESTADUAIS

- Bancos:
Os bancos funcionam normalmente até 22 de dezembro e ficarão fechados no dia 25 de dezembro por conta do feriado. As unidades funcionarão normalmente no estado na terça-feira (26). Portanto, quem tem contas a pagar deve procurar as agências bancárias após o feriado.

- MP-RO:
O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) também não terá expediente devido ao recesso forense, que iniciou na quarta-feira (20) e encerra no dia 6 de janeiro.

- CPA:
O Governo do Estado também vai interromper os atendimentos na segunda-feira (25) , portanto, os órgãos estaduais fecham e só reabrem na terça-feira (26).

- TJ-RO: 
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) também estará de recesso forense, que iniciou no dia 20 de dezembro e encerra no dia 6 de janeiro. Contudo, o prédio e os fóruns de Justiça terão atendimento de regime de plantão das 8h às 12h.

- TRE-RO:
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) ficará de recesso forense, que começou no dia 20 de dezembro e encerra em 6 de janeiro. Contudo, o prédio e os fóruns eleitorais e as zonas terão atendimento das das 8h às 12h.

PORTO VELHO

-Cinema:
O Cine Araújo, no shopping de Porto Velho, funcionará normalmente, mas com o horário de domingo, que é de 12h até 22h.

-Comércio/lojas:
De acordo com a Câmera de Dirigentes Logistas de Porto Velho, o comércio estará fechado no feriado de Natal, e retorna ao atendimento dia 26 de dezembro.

- Prefeitura Porto Velho:
Segundo a assessoria da prefeitura de Porto Velho, as Unidades de Pronto Atendimento, nas regiões leste e sul, e transporte público de passageiros, terão funcionamento normal.

Porém, as Unidades Básicas de Sáude (UBSs) não terão atendimento em 25 de dezembro e retornam no dia 26.

-Shopping:
Na segunda-feira (25) o shopping funcionará no horário de domingo, abrindo das 12h às 22h. O mesmo horário será adotado pela praça de alimentação do shopping. As lojas devem começar a atender o público a partir das 14h, com fechamento previsto paras às 20h.

- Supermercados: 
O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia (Sinalimentos) informou que dia 25 de dezembro os Supermercados não estarão abertos e o atendimento retorna na terça-feira (26)

- Transporte:
De acordo com a assessoria do Sistema Integrado Municipal (SIM), o atendimento do transporte coletivo seguirá normal, porém com frota reduzida e com apenas 65% dos ônibus circulando.

ARIQUEMES

- Prefeitura:
Expediente de atendimento ao público em Ariquemes será normal até o dia 22/12, das 7h30 às 13h30. Sem expediente no Natal

- Supermercados:
Não irão abrir em Ariquemes no dia do Natal

- Shopping: 
Dias 24 abre das 9h às 20h e no dia 25 de dezembro não vai funcionar.

-Bancos e cooperativas de crédito:
Expediente de atendimento normal até o dia 22 de dezembro, das 9h às 13h. Sem expediente no Natal.

- Cinema:
Não vai abrir no dia do Natal

- Procon:
Atendimento ao público normal até o dia 22 de dezembro, das 7h30 às 13h30. Sem expediente no Natal.

- Comércio local/lojas:
Do dia 11 ao dia 23 de dezembro terá expediente até as 22h. No dia dia 24 de dezembro terá expediente até às 18h.

CACOAL

- Shoping:
Durante o dia 25 de dezembro o Cacoal Shopping não abrirá, retornando com o atendimento normal no dia 26 de dezembro, das 10 h as 22 h.

- Supermercados:
Os principais supermercados do município não funcionarão no Natal. No dia seguinte, 26 de dezembro o atendimento retorna respeitando o horário de funcionamento de cada um.

- Saúde:
As Unidades Básicas de Saúde não abrirão no feriado. Já os hospitais mantêm o atendimento normal.

- Prefeitura:
As secretarias municipais não oferecerão atendimento durante o Natal, salvo atendimentos essenciais, conforme determina a lei.

- Cemitérios:
Os dois principais cemitérios de Cacoal funcionarão normalmente, com o horário de visitação das 7 as 17 horas.

- Comércio geral:
O comércio de Cacoal poderá funcionar de segunda-feira a sexta-feira até as 20h. Já aos sábados funcionária até 18h e nos domingos das 13h as 19 h.

A liberação foi concedida do dia 10 a 30 de dezembro. A adesão é facultativa e os lojistas que aderirem precisam fazer acordo com os funcionários, conforme as leis trabalhistas.

- Transporte:
Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, os ônibus coletivos operam normalmente nos dias 25 de dezembro.

JI-PARANÁ

- Prefeitura:
A Prefeitura de Ji-Paraná não terá expediente durante o Natal, retomando as atividades na terça-feira (26).

- Supermercados:
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Interior de Rondônia (Sintracom), mercados e supermercados são proibidos de abrir no feriado do dia 25.

- Shopping:
O Shopping de Ji-Paraná estará fechado durante o feriado de Natal, retornando o atendimento na terça-feira (26).

- Cinemas:
Os dois cinemas da cidade irão funcionar durante o feriado de Natal, com sessões de matinê durante a tarde de segunda-feira (25).

- Saúde:
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a saúde de Ji-Paraná integra o grupo de serviços essenciais. Os atendimentos de urgência e emergência serão realizados normalmente.

- Comércio:
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná, o Natal é um dos cinco feriados do ano em que é o comércio é obrigado a fechar.

Durante a véspera do feriado, no domingo (24), as empresas podem abrir a partir das 9h e fechar até às 17h.