Detran confirma redução da Operação Lei Seca em setembro para priorizar ações educativas

Detran confirma redução da Operação Lei Seca em setembro para priorizar ações educativas

Pela primeira vez desde que foi criada a Operação Lei Seca teve ações reduzidas devido a uma mudança de estratégia, de acordo com o que confirmou o Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran), que justifica a medida explicando que durante todo o mês de setembro optou por um trabalho de conscientização e não punição. O órgão diz ainda que a medida está baseada na Resolução 722/2018 do Contran. Mas a norma apenas define o calendário anual de atividades. Confira a nota do Detran sobre o assunto:

Seguindo o calendário anual sobre as campanhas educativas a serem realizadas em 2018, no mês de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito (SNT), onde todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito têm por obrigação intensificar as ações educativas com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. 

Para que isso seja possível o diretor geral Acássio Figueira, determinou que todas as atividades de Fiscalização de Trânsito estejam concentradas, por 30 (trinta) a partir de 3 de setembro de 2018, prioritariamente em Atividades de Prevenção e Educação de Trânsito.

Para cumprir a alta demanda gerada neste mês, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) necessita de reforço do efetivo, que será concedido pela Diretoria Técnica de Fiscalização (DTF) sendo fundamental para o cumprimento dos objetivos como a de redução de vítimas fatais, feridos no trânsito e formação de condutores conscientes. 

Informamos que o Detran-RO está baseado na resolução 722/2018 do CONTRAN e que as ações deste mês irão contemplar palestras em escolas, empresas, faculdades, blitzes, pitstop educativos, ações nos bares, entre outros, e que a operação lei seca não está suspensa, apenas serão priorizadas as ações educativas. 

Inteiramos que tal medida tenciona a conscientizar os condutores e a população do Estado de Rondônia em todo este mês da Semana Nacional de Trânsito, de modo a reduzir os acidentes no trânsito que ora deve ser uma missão em todo o País e, não obstante, neste Estado.