Em Cacoal, workshop sobre Tributos Fiscais fortalece a relação entre Governo e contribuinte

Em Cacoal, workshop sobre Tributos Fiscais fortalece a relação entre Governo e contribuinte

Porto Velho, RO - Voltado aos empresários,  contadores, órgãos de Governo e acadêmicos, o 1° Workshop sobre Tributos Fiscais lotou o auditório do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja), em Cacoal nesta quarta-feira (09). Os participantes, de diversos municípios da região, fizeram questão de aproveitar essa oportunidade oferecida pelo Governo de Rondônia, que tem buscado iniciativas para estreitar a relação com os contribuintes, fortalecendo uma comunicação mais efetiva.

Conduzido pelo secretário regional de Governo em Cacoal (Sepog), Celso Adame, o evento teve como palestrantes o auditor fiscal Emerson Boritza, da Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia  (Sefin/RO) e Felipe Pessoa, delegado regional da Sefin em Cacoal. 

“Eventos como este workshop estão sendo realizados para aproximar o governo da comunidade rondoniense. Hoje estamos apresentando diversas informações voltadas aos tributos fiscais e criamos este canal de comunicação, para que os empresários, contadores e qualquer cidadão tenham chance de sanar suas dúvidas, conversar com os servidores da Sefin e toda a equipe do Governo de Rondônia”, destaca Celso Adame.

FISCONFORME

Neste 1° Workshop, entre os assuntos abordados estavam a Substituição Tributária no Estado de Rondônia e o Fisconforme, Programa de Estímulo à Conformidade Fiscal do Contribuinte do Estado de Rondônia, conforme ressaltou Felipe Pessoal a implantação deste novo programa de Autorregularização do Estado só foi possível graças ao esforço de modernização tecnológica empregado pela Sefin.

“Este é um programa que será constantemente aprimorado. É um programa permanente do Governo de Rondônia que visa progressivamente aumentar a confiança do contribuinte em relação à Administração Tributária, promovendo um ambiente de negócios justo e transparente, garante o delegado regional da Sefin.

Para o empresário Thiago Brollo, proprietário de uma pizzaria e presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Cacoal, a iniciativa do governo na realização deste Workshop é admirável. “Esse tipo de ação é muito importante, pois facilita o acesso dos empresários junto aos auditores fiscais e a Sefin.

Hoje aqui temos a oportunidade de questionar, tirar nossas duvidas e até mesmo de dar algumas sugestões que entendemos serem de valia. É um evento que traz melhorias para os empresários, empresas, funcionários, facilitando a busca por um ambiente mais justo, que ofereça as mesmas condições para todos, evitando a competição desleal entre aqueles contribuintes regularizados e aqueles que não estão inconformidade com o sistema”, conclui o empresário.