Encontro de Grafiteiros da região Norte começa hoje

Encontro de Grafiteiros da região Norte começa hoje

Porto Velho, RO - O 1º Encontro Norte de Graffite - Graffizônia 2018 será aberto nesta quinta-feira, 20, às 19 horas, no Teatro Banzeiros. O evento é promovido pelo  Departamento Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (DMPPJ) da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

O encontro, a ser realizado de hoje (20) à quarta-feira (26) deste mês, na capital, é coordenado pelo artista grafiteiro Leandro da Cunha Moraes, o Dente. Durante a abertura haverá palestras e rodas de conversas abordando a arte do graffite.

Na ocasião, a professora Aparecida Zuim, da Universidade Federal de Rondônia (Unir) fará palestra e lançará seu livro “Ótica e Arte – Os grafites da Vila Madalena: uma abordagem sociossemiótica”. A obra propõe a valorização da arte urbana nas ruas como expressão que a redefine a partir dos repertórios daqueles que os inscrevem nos muros, fachadas, viadutos etc.

Djalma Nunes, diretor Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, disse que a finalidade do Graffizônia 2018 é agregar artistas nesse intercâmbio cultural para pintar e refletir sobre o grafite, promover a arte urbana na região e possibilitar a criação de um estilo exclusivo amazônico.

O Graffizônia 2018 é o primeiro a ser realizado na região Norte. Participarão artistas locais e convidados dos estados do Acre, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, e também de outras regiões do país. “O evento acontecerá durante a Semana Estadual da Juventude, e deixará como legado a pintura dos viadutos da cidade”, disse o artista grafiteiro Leandro da Cunha Moraes, coordenador do evento.