Especialista dá dicas para não perder o sorriso e ficar de fora das quermesses e comemorações julhinas

Julho está só começando, mas as quermesses e festas julhinas continuam a todo vapor. Durante o período fica difícil resistir às guloseimas, como amendoim, pé de moleque, maçã do amor e milho na espiga. Mas, você sabia que durante esse período do ano ocorre um aumento no número de pacientes que buscam os consultórios odontológicos devido à quebra de dentes e também daqueles que precisam consultar o ortodontista por problemas com o aparelho? De acordo com o sócio fundador e diretor clínico da OrthoDontic, Edmilson Pelarigo, o consumo de alimentos duros e o excesso de açúcar somado à higienização incorreta dos dentes são os principais motivos para esse movimento dos pacientes.

"Na maioria dos casos, os dentes posteriores, responsáveis pela mastigação, são os mais acometidos. Pacientes que possuem obturação ou canais devem ter cuidado redobrado, pois a estrutura pode ficar mais fraca. E, nos casos dos aparelhos ortodônticos, é preciso ter cuidado com os alimentos mais duros para evitar o rompimento dos braquets. Uma dica é quebrar o alimento em pedaços menores e mastigar com calma", revela Pelarigo.

O especialista também reuniu outras dicas importantes para quem quer aproveitar as festas sem perder o sorriso:

Maçã do amor e outras guloseimas

As famosas maçãs do amor chegam a dar água na boca, mas podem ser um perigo para quem usa aparelho ortodôntico. O especialista Edmilson Pelarigo alerta que a cobertura dura sobre a fruta pode descolar ou quebrar os braquets, machucar a boca e atrasar o tratamento. O mesmo vale para outros doces, como o pé de moleque. "O ideal, no caso da maçã, é cortar o doce em pedaços menores para facilitar o consumo", indica.

Não deixe a escovação de lado

O diretor clínico da OrthoDontic também destaca o cuidado com a higiene bucal para todos os pacientes e em todas as épocas do ano. "Durante as festas juninas o consumo de alimentos com grandes quantidades de açúcar pode prejudicar os dentes, provocar cáries e desgastes. É importante não negligenciar a higienização, tanto nesta época do ano quanto nas outras", ressalta Pelarigo. Segundo o especialista, uma boa dica é tomar água entre uma guloseima e outra. "Desta forma, o índice de açúcar na boca é amenizado", explica.

Pipoca doce ou salgada

Pipoca vai bem em qualquer época do ano. Famosa como acompanhamento para assistir um bom filme ou série preferida, nesta época do ano a pipoca é também uma das protagonistas das festas julhinas. "Os milhos que não estouram direito podem arrancar os braquets ou até mesmo quebrar dentes", alerta o diretor, que orienta que a mastigação do alimento seja feita com cuidado.

Olha o milho

Comer o milho direto na espiga é quase uma tradição nas festas típicas nesta época do ano, contudo, segundo Pelarigo, essa não é a melhor ideia para quem usa aparelho ortodôntico. "Os braquets enroscam facilmente e podem se soltar. A melhor opção é raspar o milho da espiga para evitar inconvenientes", indica.

Cuidado também com as bebidas

Refrigerantes e vinhos são bastante ácidos e podem prejudicar o esmalte dos dentes. "No caso de quem está em tratamento ortodôntico, há também o risco de que os dentes fiquem manchados. A recomendação é evitar o exagero e intercalar a ingestão das bebidas com a água", indica o diretor clínico da OrthoDontic.

Uma dica também para quem vai entrar na dança

Nem só de quitutes são feitas as festas de São João. As brincadeiras e quadrilhas são parte fundamental da programação das comemorações. Mas, é preciso ficar atento às quedas e batidas na região do rosto, principalmente no caso de pacientes em tratamento com aparelho ortodôntico. "Traumas acidentais podem causar lesões na boca por conta dos braquets, ou até mesmo danificá-los", explica Pelarigo.