Hildon lidera intenções de voto para o 2º turno com quase 10% de diferença

Hildon lidera intenções de voto para o 2º turno com quase 10% de diferença

Porto Velho, RO - O Instituto Data Continental saiu na frente e divulgou nesta sexta-feira 20.11 a primeira pesquisa de intenção de votos (espontânea e estimulada) para o 2º turno da eleição para prefeito de Porto Velho. 

 

No Item 2 da pesquisa espontânea, a pergunta foi a seguinte: “Você já decidiu em quem vai votar para prefeito?” e a resposta ficou assim: Hildon Chave (PSDB) ficou com 47,10% e Cristiane Lopes (PP) com 37,30%. 


No Item 3 da pesquisa, a pergunta foi: “Você já decidiu em quem vai votar para prefeito?”. Cerca de 84,4% disseram que SIM e 9,3% responderam NÃO. Apenas 6,3% ainda estão indecisos sobre em quem votar. 

 

Ou seja, 15,6% dos eleitores (95 entrevistados) 3ainda não sabem ainda em quem vai votar no segundo turno. 


O mais interessante nesse item é que a quantidade de mulheres entrevistadas foi em número pouco maior, mas mesmo assim, o candidato masculino, levou a melhor. “Mulheres estão mais cautelosas para votar”, disse o coordenador da pesquisa Juvenil Coelho. 

 


Na tabela abaixo, veja o número de eleitores entrevistados dos dois sexos e a quantidade de votos que cada um deu para os candidatos Hildon Chaves e Cristiane Lopes. 

 

ANÁLISE TÉCNICA 


A análise técnica da pesquisa é basicamente em relação ao Item 1, cujo o questionamento foi: “Em quem você votou no 1º turno para prefeito?”
No cruzamento das informações obtidas entre os questionamentos, dos 31,1% que se disseram ter votado no 1º turno em Hildon Chaves, 24,3% (146 entrevistados) vão votar no mesmo candidato tucano. 

 

Outros 19,6% (118 entrevistados) que declararam terem votado em Cristiane Lopes 16,8% (101 entrevistados) mantiveram-se firme em dizer que continuarão apoiando a candidatura da progressista. 


Isso quer dizer que apenas 2% dos entrevistados podem ´desviar´ ou ´virar a casaca´ para o candidato contrário. 

 


Outro dado relevante da pesquisa é que 49 eleitores entrevistados que afirmaram ter votado no candidato Vinícius Miguel (Cidadania), 55,1% declararam que vão votar agora em Hildon Chaves. 


Por outro lado, os eleitores que responderam ter votado em Breno Mendes, nada menos que 72 de ambos os sexos disseram estar convictos que haveriam de votar no segundo turno em Cristiane Lopes. 


Os votantes do Coronel Ronaldo Flores ficaram mais ou menos divididos já que 28 (ou 50,9% dos entrevistados) preferem votar em Hildon Chaves no segundo turno. 1,3% foram categóricos em afirmar que vão anular seus votos no segundo turno.


Para os que votaram nos demais candidatos, 82 eleitores, 62,2%estão dispostos a votar em Cristiane Lopes. A conclusão que se chega é que o jogo não está dividido e a tendência é de crescimento para Cristiane Lopes. 


O tempo é curo e a diferença que oscila entre 8 a 11% ainda sustenta Hildon como provável vencedor do pleito de 2020. 

 

DADOS DA PESQUISA
Entrevistados: 601 eleitores
Realização: 17 a 19 de novembro de 2020 
Margem de erro: + ou -2,8%
Estatístico responsável: Augusto da Silva Rocha nº 7655-A
Contratante: Jornal Correio Continental
Registro no TRE-RO: RO-04952/2020.