Histórias Reais de Rogério Montai *

Histórias Reais de Rogério Montai *

Buritis, RO - Bom dia! A senhora, companheira do réu, será ouvida na condição de informante, tudo bem? Logo, não presta compromisso. Doutor, pela defesa, o senhor tem a palavra. Pode perguntar.

Enquanto as perguntas iam sendo feitas, um menino, de um ano no máximo, bem confortável e feliz no colo daquela senhora, brincava com o microfone, se deliciava com o ambiente e me olhava sorrindo. Ao longo do depoimento soltava gostosas gargalhadas na frente do pai de cabeça baixa.

A realidade era a habitual e corriqueira da maioria dos fóruns criminais: Negro, pobre, desempregado, com filhos e réu em processo de tráfico de drogas. Se bem que nessa quadra da história temos experimentado algumas mudanças de perfis "mais famosos" e que estão presos!

Foi impossível não tentar mergulhar no imaginário daquele menino, naquele sorriso doce e puro que só uma criança pode ter. Eu esbocei, também, alguns sorrisos mas confesso, meu pensamento estava justamente na realidade que nasceria para aquela família e, especialmente para aquele filho, a partir desta audiência – a de mais uma criança sem pai, este trancafiado no obscuro e ocioso mundo do cárcere brasileiro por anos.

Esse menino (e tantos outros) crescerá sem o pai por longos cinco anos. Condenado, regime inicialmente fechado. 
Tática da defesa e da família em levar um filho pequeno para audiência? Não sei! Penso que não, pois, de nada adiantaria. Sei de uma coisa: a vida de um Juiz não é nada fácil...

Talvez eu nunca mais veja aquele menino, mas hoje vou dormir pensando nele e rezar para que encontre um destino, muito, mas muito, diferente do pai....

Ainda estou, e certamente vou guardar por muito tempo, aqueles olhinhos em minha direção...

#historiasreaisdomontai

P.s:sem citar a data da audiência para
Preservar o caso.

* Juiz de Direito (TJRO); Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa; Doutor em Direito Público pela UNESA/RJ; Professor de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Direito, Professor da Escola da Magistratura e Pós Graduação do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Comente esta Notícia