Hospital de Base realizou mais de 20 mil internações em 2017 e quase 12 mil cirurgias

Hospital de Base realizou mais de 20 mil internações em 2017 e quase 12 mil cirurgias

O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho é referência em atendimentos na região Norte. Só no mês de novembro do ano passado foram feitas 309 cirurgias ortopédicas, uma das mais realizadas na unidade. O hospital tem uma rotatividade de leitos diariamente, mais de 11 mil pacientes foram internados, apenas da capital, e mais de 9 mil do interior do estado, totalizando mais de 20 mil internações em 2017. 
De acordo com o diretor técnico do HB, Rodrigo Bastos, diariamente são disponibilizadas vagas para pacientes do Pronto-Socorro João Paulo II, que chega a 600 por mês. A unidade conta hoje com 14 salas cirúrgicas, além do centro obstétrico com mais três, todas com equipamentos modernos e de última geração.

A maior demanda de cirurgias ainda são as da ortopedia, com 300 por mês, em segundo são as cesarianas chegando a quase 200 mensalmente. De acordo com as estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no ano de 2017 foram realizadas 11.756 cirurgias, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

A unidade hospitalar vem tendo investimentos constantes. A recepção está com cara nova, ambiente climatizado, tendo maior rigor no acesso, salas cirúrgicas foram construídas; o setor de diagnóstico foi todo reformado e informatizado; foi construído um almoxarifado onde todos materiais de alto custo são guardados; foi aberto o setor de hemodinâmica que atende todos os procedimentos cardíacos; foram criados departamentos de cardiologia, urologia e plástica, núcleo de educação permanente, núcleo de segurança do paciente, central de óbitos, regulação de leitos, setor de hemodiálise, central de transplantes, onde mais de 70 pessoas receberam novos rins, e mais de 280 já fizeram transplantes de córnea, entre outros.

“Ainda tem muito pra ser feito, mas já tivemos um bom avanço nesses últimos anos de gestão, cirurgias que eram feitas em outros estados, estamos fazendo aqui, recentemente inauguramos o laboratório de patologia, anexo ao HB, um avanço na saúde do nosso estado, isso é fruto de um trabalho comprometido com a população que necessita do sistema SUS”, ressaltou Williames Pimentel, secretário de Saúde.