I Congresso da DPE-RO enche auditório do Teatro Estadual Palácio das Artes

I Congresso da DPE-RO enche auditório do Teatro Estadual Palácio das Artes

Porto Velho, RO  - Sexta-feira, dia 19 de maio, o auditório do Teatro Estadual Palácio das Artes ficou lotado, quase 1000 pessoas compareceram ao I Congresso da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, realizado pelo Centro de Estudos da DPE-RO, com apoio da Associação dos Membros da Defensoria Pública do Estado (Amdepro). Estudantes, Professores, pesquisadores, autoridades da área do Direito, entre outros, acomodaram-se nas cadeiras do Teatro para assistir aos convidados, que palestraram em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública.

Mesa de autoridades abriu o evento.

Mesa de autoridades abriu o evento.

Para iniciar o evento, o Presidente do Centro de Estudos da DPE-RO, Defensor Público Diego Simão, foi saudado pelo cerimonial, pelo seu excelente trabalho na coordenação e realização do I Congresso da Defensoria Pública. Em seguida, da mesa de autoridades composta para a solenidade de abertura, o Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, deu início ao evento com uma fala direcionada a todos.

“A Defensoria Pública do Estado de Rondônia é para isso, é para a sociedade Rondoniense, é para a Academia. Nós, Defensores Públicos, não somos apenas um instrumento para levar assistência jurídica gratuita aos cidadãos hipossuficientes de Rondônia. Também temos o papel de disseminar a educação em Direito, promovendo o acesso à Justiça e tornando a Defensoria mais próxima de todos. Meu muito obrigado aos mais de 1000 presentes aqui hoje”.

Marcus Edson também rendeu homenagens aos Defensores Públicos e lembrou-se dos esforços de todos os membros que compõe a instituição. “Eu sei da luta de cada um de vocês, em cada canto do estado. De Guajará-Mirim a Vilhena, de Ji-Paraná a Porto Velho. Sei que vocês se desdobram para realizar suas funções. Mas eu sempre firmo o compromisso da administração para a melhoria das condições de trabalho e da prestação de serviços à população. Meus parabéns a todos os Defensores Públicos, pelo seu dia”, concluiu.

Auditório ficou lotado.

Auditório ficou lotado.

Todos os presentes na mesa de autoridades deixaram seus apontamentos e suas homenagens aos Defensores Públicos. Realizaram seus discursos: o Conselheiro Presidente do Tribunal de Constas do Estado (TCE-RO), Edilson de Souza Silva; Representando o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Aírton Pedro Marin Filho, estava o Promotor de Justiça Charles Martins; Representando o Procurar Geral do Estado, Juraci Jorge da Silva, estava Leri Antônio Sousa e Silva, Procurador Geral-Adjunto; a Vice-Presidente da OAB Seccional Rondônia, Maracélia Lima de Oliveira, representando o Presidente Andrey Cavalcante de Carvalho; e o Presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Defensor Público Bruno Rosa Balbé.

Palestras

Logo após a abertura, o Desembargador Aponsentado Doutor Amilton Bueno de Carvalho deu início ao ciclo de palestras do dia, que seguiu com a palestra da advogada Vitória Buzzi, passando pelo Defensor Público Federal Caio Paiva, e terminando com a última palestra do evento, a do Ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. Matérias mais detalhadas com o conteúdo das palestras serão publicadas no site da DPE-RO no decorrer da semana.

Lançamento dos Selos da DPE-RO e do Site da Amdepro

DPGE, Marcus Edson de Lima, participa da pimeira obliteração do selo.

DPGE, Marcus Edson de Lima, participa da pimeira obliteração do selo.

Nos intervalos das palestras, ocorreram os lançamentos do selos postais da DPE-RO e do site da Amdepro. No primeiro lançamento, foram chamados, para a primeira, segunda, terceira e quarta obliterações do selo, respectivamente, o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima; o Defensor Público Diego Simão; o Defensor Público Bruno Balbé; e o Defensor Público Constantino Gorayeb. Quem conduziu o ato foi o Diretor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) em Rondônia, José Carlos Fosqueira.

Comente esta Notícia