Líder da Coreia do Norte faz nova visita à China

Líder da Coreia do Norte faz nova visita à China

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fez hoje (19) sua terceira visita oficial à China, informou a imprensa local. A missão durará dois dias e, ao contrário das anteriores, que foram visitas surpresas, essa foi anunciada com antecedência.

O objetivo do encontro é colocar o presidente chinês, Xi Jinping, a par do encontro entre Kim e o mandatário norte-americano, Donald Trump, ocorrido em 12 de junho, em Cingapura.

O norte-coreano deve analisar com Xi uma estratégia de negociação a ser adotada em relação a Trump. A imprensa internacional também acredita que o norte-coreano pedirá à China, seu maior aliado, suporte para o fim das sanções contra Pyongyang.   

"Kim, presidente do Partido dos Trabalhadores e da Comissão de Assuntos Estatais da Coreia do Norte, está em visita à China durante o período de 19 a 20 de junho", informou a agência de notícias de Pequim.

Em março, Kim teve seu primeiro encontro na capital chinesa com Xi Jinping, em uma missão internacional. Depois, em maio, ocorreu o segundo encontro, na cidade de Dalian. Em ambos, porém, a imprensa chinesa esperou o norte-coreano voltar ao seu país para noticiar as reuniões.