Mariana Carvalho entrega prêmio ao Banco de Leite de Porto Velho

Mariana Carvalho entrega prêmio ao Banco de Leite de Porto Velho

Na condição de segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) descerrou a placa do Prêmio Dr. Pinoti no Banco de Leite Humano Santa Ágata do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro de Porto Velho.

O ato solene que contou com as presenças do prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB) e do presidente da Câmara Municipal, Maurício Carvalho (PSDB), teve como objetivo deixar registrado a premiação nacional.

A Segunda Secretaria da Câmara é responsável por todos os prêmios entregues pela Casa. Quando assumiu o posto, Mariana Carvalho inovou, incentivando a realização  de   um evento  em alusão a  homenagem na sede das entidades laureadas.

“Embora seja realizada uma solenidade na Câmara em Brasília para entregar a comenda a representantes das instituições homenageadas, é importante realizarmos a entrega ‘in loco’ para que todos que trabalham diariamente no local se sintam reconhecidos”, justificou a parlamentar que neste ano esteve no Ceará e no Pará com esse objetivo.

Diante da homenagem, a coordenadora do Banco de Leite, a enfermeira Edilene Macedo Cordeiro, destacou a dedicação da congressista que além do reconhecimento,  destinou recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 150. 000,00 investidos na aquisição de equipamentos para o Banco de Leite.

“Essa premiação é uma forma de valorização  do nosso trabalho e ao mesmo tempo um incentivo para melhorarmos nossa atuação”, destacou a profissional de saúde, acrescentando que é um privilégio ficar entre as cinco instituições reconhecidas numa premiação concorrida em todo o País.

Segundo ela, o banco de leite desenvolve atividades assistenciais para as mulheres com dificuldades em amamentar  e realiza no estado  ações educacionais de promoção do aleitamento materno.  “Processamos o leite doado é destinamos para UTI neonatal”, informou ela, destacando que a homenagem chegou na véspera do aniversário de treze anos  do Banco de Leite.   

Premiação - O Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher” é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais.

As indicações são feitas por deputados e senadores. Os agraciados são definidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. Eles escolhem os ganhadores por voto direto, maioria simples. O Banco de Leite foi indicado pela deputada Mariana Carvalho

Foram agraciadas neste ano as seguintes instituições: Hospital da Mulher (MA); - Maternidade Santa Luíza de Marillac (CE); - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (PA);- Banco de Leite Humano Santa Ágata (RO);- Maternidade Nossa Senhora da Luz (PR).