Ministro da Integração vem a RO e participa de seminário de redução de riscos

Ministro da Integração vem a RO e participa de seminário de redução de riscos

Cacoal, RO - Bombeiros Militares, representantes da Defesa Civil e do Governo do Estado, funcionários públicos e prefeitos da região da Zona da Mata, receberam na última segunda-feira (19) a visita do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. O encontro ocorreu durante o 1º Seminário Rondoniense de Redução de Riscos de Desastres. Na ocasião, o ministro e sua equipe repassaram aos participantes as ações e orientações de trabalho da Defesa Civil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o principal desastre enfrentado pelo município de Cacoal são as enchentes, que no decorrer dos anos vem deixando muitas pessoas temporariamente desabrigadas, além de destruir seus pertences. De acordo com o comandante dos Bombeiros, Capitão Avelino Carvalho, anualmente a corporação é acionada para atender ocorrências dessa natureza.

“Esses encontros são importantes, pois a Defesa Civil trabalha primeiramente com prevenção, portanto, temos que aproveitar esses momentos que não estão tendo demanda para que possamos nos estruturar. Pois não adianta chegar no momento da emergência e então correr atrás do que precisa para dar suporte à população”, acredita Avelino.

Casas sobre palafitas também foram tomadas pela água do Rio Machado durante enchente em Cacoal (Foto: Fernanda Bonilha/G1)

Segundo o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, o objetivo de sua vinda a Rondônia é para discutir possibilidades de parcerias, para solucionar problemas decorrentes da região, voltados à Defesa Civil, com ações de prevenção.

“O fruto dessas parcerias trarão melhorias para Rondônia. No caso das enchentes, nós trouxemos uma equipe da Defesa Civil Nacional para passar orientações aos municípios de como proceder a partir das enchentes que trazem transtornos às regiões. Esperamos com essas orientações estruturar as Defesas Civis Municipais, com parceria da Defesa Civil Estadual e do Governo Federal, no sentido de trabalhar prevenção e ter respostas mais eficientes possíveis”, disse Barbalho.

O encontro foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estad

Comente esta Notícia