Nota de Esclarecimento da SESAU sobre morte de paciente que realizava tratamento de Diálise Peritoneal

Nota de Esclarecimento da SESAU sobre morte de paciente que realizava tratamento de Diálise Peritoneal

Porto Velho, RO - A Secretaria Estadual de Saúde - SESAU, distribuiu uma nota de esclarecimento sobre a morte no Hospital de Base Dr Ary Pinheiro, do paciente L.D de 39 anos realizava DIÁLISE PERITONEAL.

Confira abaixo a nota de esclarecimento da SESAU:

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em virtude de informações distorcidas que tem sido veiculadas em algumas mídias vem a público esclarecer que o paciente L.D de 39 anos realizava diálise peritoneal em uma das clínicas contratadas pela Sesau e a que a mesma nunca deixou de atender os pacientes do SUS. 

Porém devido a uma obstrução do cateter o paciente foi encaminhado ao Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e posteriormente transferido para o Hospital de Base Dr Ary Pinheiro, unidade referência para este tipo de procedimento que aconteceu no dia 16/08/19.

Ao ser admitido no HB, o paciente realizou alguns exames onde foi constatado um abscesso abdominal relacionado a uma peritonite. Foram realizadas várias tentativas de acesso venoso para realização de hemodiálise porém sem sucesso. O nefrologista que acompanhava o paciente informou que não haveria outra possibilidade de hemodialisar o paciente que não fosse através da diálise peritoneal, reforçando a necessidade da troca do cateter de Tenckhoff. No entanto o médico cardiologista não liberou o risco cirúrgico por identificar problemas com o eletrocardiograma do paciente e solicitou novos exames antes de realizar o procedimento cirúrgico.

Por ser um caso de grande complexidade, foi necessário que nesse período ele fosse avaliado por várias especialidades médicas até ter a devida indicação para realizar a cirurgia : nefrologia (acompanhamento clínico com especialista), cardiologia (pois apresentou alterações cardíacas), cirurgia geral (para tentar puncionar acessos vasculares e para drenar o abscesso), cirurgia vascular (para realizar dissecção venosa) e urologia(para realizar a troca cirúrgica do cateter).

Após o risco cirúrgico ser liberado o paciente foi submetido ao procedimento, porém quando a cirurgia estava sendo finalizada o mesmo teve uma parada cardíaca e foi a óbito.

A Sesau esclarece também que não há suspensão de atendimentos, que esta é uma notícia falsa (Fake News), e que todos os pacientes têm sido atendidos normalmente na medida das suas necessidades.

Portanto, a priori, o paciente foi devidamente atendido, mas ele tinha condições clínicas graves que impediram do tratamento ser feito na sua totalidade.
Contudo, todo o caso será investigado pela Sesau e, caso haja alguma inconformidade, providências legais cabíveis serão tomadas.

Pesca Esportiva