Novo aplicativo do Detran permite consultas e impressão de taxas e guias

Novo aplicativo do Detran permite consultas e impressão de taxas e guias

Com importantes investimentos em recursos tecnológicos para aperfeiçoar e aprimorar os serviços e a relação com o usuário, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desenvolveu um novo aplicativo Detran-RO para melhorar e facilitar prestação de serviços do órgão, possibilitando ao cidadão executar diversas tarefas sem a necessidade de sair de casa.

De acordo com o diretor–geral da autarquia, Neil Aldrin Faria Gonzaga, esta é mais uma ferramenta com o emprego de recursos de Tecnologia da Informação (TI), desenvolvida pelos técnicos do próprio Detran, que vai permitir ao cidadão a realização de uma série de serviços, como consultas e emissão de taxas e guias, no ambiente em que estiver, dependendo para isso que se disponha de uma sistema ligado a internet.

A novidade segue o modelo tecnológico em uso pelos mais desenvolvidos órgãos de trânsito do País, o que coloca o Detran rondoniense em condições de igualdade com o melhores, e como referência em tecnologia e mobilidade para tantos outros. O novo aplicativo (Detran-RO) está disponível para celulares com sistema Android.

O sistema (aplicativo) foi criado por servidores da Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI) da autarquia, liderados pelo programador Jean Max, que desenvolveu a nova plataforma, num trabalho de criação levou cerca de um ano até a entrega. Segundo ele, por meio desta ferramenta os usuários podem pagar taxas e guias (débitos) com o Detran sem sair de casa, já que o código de barra do serviço pode ser solicitado e posteriormente quitado pelo aplicativo do banco do interessado.

Na verdade, o emprego de tecnologia nos serviços prestados pela Administração Estadual é um projeto incentivado pelo próprio Governo de Rondônia. O Detran, como parte do conjunto da gestão estadual segue esta orientação, e o emprego dessas melhorias vem dando bons resultados tanto para quem emprega quanto para quem usa o sistema. No caso específico do Detran-RO, novas melhorias e recursos ainda serão adicionadas para tornar o APP mais acessível, inclusive para portadores de necessidades especiais, com recursos de libras, modos de visualização para daltonismo e recursos com facilidade de leitura, segundo informou Fábio Ribeiro, da Coordenadoria de TI do Detran.

Ressalte-se que este e outros investimentos projetados pela direção-geral do Detran fazem parte do projeto de modernização do órgão, que avança no uso de tecnologia de ponta para geração de serviços com recursos online, evitando o desconforto dos usuários em filas ou aguardando por senhas, garantindo agilidade e segurança no atendimento das demandas do público.

Como instalar:

Instalar gratuitamente o aplicativo “Detran – RO” no Play Store

Instalar e preencher os campos nas opções de Habilitação ou Veículo

Solicitar o serviço desejado e finalizar a operação.