O dia 02 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 02 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]


BOM DIA 2 DE ABRIL!


RELIGIÃO 

Cristãos recordam na Sexta-feira Santa a morte de Jesus na cruz. 


RONDÔNIA


Em 1923 – Relatório do Superintendente Joaquim Tanajura cita: Porto Velho tem duas escolas municipais mistas, uma particular, e o Grupo Escolar Barão do Solimões, este localizado no bairro Alto da Favela – onde fica o colégio Auxiliadora. 


1964 – Em Porto Velho e Guajará-Mirim, sem entender o que ocorria, a população procura entender o que está acontecendo, e mais prisões são feitas por ordem do “agente da revolução” capitão Anachreonte. 


COMEMORA-SE


Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Dia Internacional do Livro Infantil e  Dia do Propagandista. Católicos lembram Santa Maria do Egito e São Francisco de Paula.


FATOS:

 

1507 – Morre o eremita Francisco de Paula, depois São Francisco de Paula.

1805 – Nasce o escritor Hans Christian Andersen, autor dos contos infantis  “Soldadinho de Chumbo”, “Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”.

1839 — O fotógrafo Louis Daguerre fotografa pela primeira vez a Lua.

1840 – Nascee Émile Zola, autor de J'accuse, denunciando os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima.

1884 — Fundada a Federação Espírita Brasileira.

1902 — Inaugurada em Los Angeles a “Electric Theatre”, primeira sala de cinema.

1910 – Nasce o líder espírita Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier.

1945 — Depois de 10 anos, Brasil e União Soviética restabelecem relações diplomáticas.

1964 — Com a fuga de João Goulart para o Uruguai, o Congresso declara a Presidência vaga e assume o cargo  o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli.

1983 — Morre Clara Nunes, cantora, músicas principais Canto das Três Raças e Morena de Angola.

1989 — O fazendeiro Darci Alves da Silva é formalmente acusado pelo assassinato do ativista Chico Mendes.

 2005 - Morte o Karol Józef Wojtyła, o papa João Paulo II, depois São João Paulo II. 


FOTO DO DIA


Em 1978 – Depois de uma viagem difícil pela BR-364, à época sem asfalto, o caminhão transportando os transmissores da Rádio Alvorada chega a Ji-Paraná, município criado há menos de um ano. A “Alvorada” foi a quarta emissora de rádio a operar no então Território Federal de Rondônia – as primeiras foram a Difusora do Guaporé (que depois deixou de operar) e a Caiari, ambas em Porto Velho, e a Educadora, em Guajará-Mirim. Seu primeiro diretor e implantador foi Alcides Paio. Na faixa rondoniense da BR-364 a Alvorada foi a primeira emissora de rádio, e seu primeiro programa transmitido fora do estúdio, ainda em caráter experimental, foi o desfile de Sete de Setembro de 1978.