O dia 02 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 02 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 2 DE FEVEREIRO!

RONDÔNIA

Em 1960 – Depois de ouvir a reclamação do governador do Acre, Manoel Fontenele de Castro e o governador de Rondônia Paulo Leal, o presidente JK anuncia a construção de uma rodovia ligando Brasília a Porto Velho e daí a Rio Branco, a BR-29, mais tarde BR-364. 
Em 1983 – Sob a presidência do deputado José Bianco a Assembleia Estadual Constituinte inicia os trabalhos para escrever a primeira Constituição de Rondônia.

COMEMORA-SE

Dia de Iemanjá (No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria). Dia de Iemanjá. Dia Mundial das Zonas Húmidas.  Católicos lembram Santa Catarina de Ricci e São Nicolau de Longobardi.

FATOS

1709 — Alexander Selkirk é resgatado numa ilha deserta depois de um naufrágio, inspirando o livro Robinson Crusoe de Daniel Defoe.

1849 — Revolução Praieira: revoltosos são rechaçados por forças imperiais no Recife.

1914 — Fundação do Paysandu Sport Club (PA).

1943 — Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Stalingrado chega ao fim quando as tropas soviéticas aceitam a rendição das últimas tropas alemãs na cidade.

1990 — Apartheid: F. W. de Klerk anuncia a liberação do Congresso Nacional Africano e de Nelson Mandela.

1941 — Nasce Bertrand Maria José de Orléans e Bragança, líder do movimento de restauração da monarquia brasileira.

1970 —  Morre Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico. 

FOTO DO DIA

Duas datas, dois fatos, mas ambos tiveram peso grande, mais o primeiro, para o surgimento do Estado. Em 1960, em uma audiência o presidente JK ouviu os governadores, do Acre o lamento de Manoel Fontenele de Castro e a exposição de Paulo Leal, de Rondônia. JK narra em sua autobiografia “Por que construí Brasília” ter lembrado na hora das reportagens do jornalista Manoel Rodrigues Ferreira, feitas sobre a Madeira-Mamoré e o Território, tomando a decisão de atender aos dois governadores, de mandar construir a obra que 21 anos depois seria responsável por grande parcela da decisão de criar o Estado de Rondônia, a rodovia BR-364. Manoel Rodrigues Ferreira é autor de “Ferrovia do Diabo” e em 1981 as matérias publicadas por ele evitaram que o espólio da Madeira-Mamoré fosse vendido como ferro velho. O segundo fato, há 38 anos, a instalação da Assembleia Estadual Constituinte, que elaborou a primeira Constituição de Rondônia. Sem o primeiro dificilmente haveria o segundo.