O dia 07 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 07 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

RONDÔNIA

Lúcio Albuquerque – [email protected]

 

Em 1946 – O coronel de exército Joaquim Vicente Rondon assume o governo do Território, o segundo a ocupar tal função. De fevereiro de 1946 a dezembro de 1947

 

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Dia Nacional dos Gráficos. Católicos lembram São Ricardo e Beato Pio IX Papa.

FATOS

1478 — Nasce Thomas More, sua obra mais importante “Utopia” – uma descrição de uma sociedade ideal, regida pela lei e pela religião.

 

1756 — É assassinado Sepé Tiaraju, líder guarani da resistência dos Sete Povos das Missões às tropas portuguesas e espanholas.

 

1898 — Caso Dreyfus: Émile Zola é levado a julgamento por difamação por publicar J'accuse, livro em que denuncia uma trama para condenar Dreyfus.

 

1909 — Nasce Hélder Câmara,  Foi um dos fundadores da CNBB e grande defensor dos direitos humanos durante o período de 1964/1985.

 

1984 — Missão espacial STS-41-B: os astronautas Bruce McCandless II e Robert L. Stewart fazem a primeira caminhada espacial sem estar ligado à nave-mãe, usando a Unidade de Manobra Tripulada (MMU).

 

1990 — Dissolução da União Soviética: o Comitê central do Partido Comunista da União Soviética concorda em desistir de seu monopólio no poder.

 

1992 — Assinado o Tratado de Maastricht levando à criação da União Europeia.

 

2014 — Cientistas anunciam que as pegadas de Happisburgh em Norfolk, Inglaterra, datam de mais de 800 000 anos atrás, tornando-as as mais antigas pegadas de hominídeos fora da África.

 

FOTO DO DIA

O cuiabano Joaquim Vicente Rondon, segundo governador do extinto Território Federal do Guaporé, ficou no cargo apenas 20 meses, de 7 de fevereiro de 1946 a 31 de outubro de 1947. Nesse período, construiu campos de pouso nos distritos de Abunã e Ariquemes, criou a imprensa oficial e o Aeroclube de Porto Velho. Era sobrinho do patrono do Estado, Cândido Mariano da Silva Rondon, disputou a eleição para deputado federal (o Território só elegia um representante) e perdeu, mas em 1954 ganhou a disputa e exerceu o mandato. Faleceu em 1979.