O dia 12 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 12 de abril na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]


BOM DIA 12 DE  ABRIL!


RONDÔNIA


Em 1970 – O governador Marques Henriques recebe a confirmação de que o  Conselho Ferroviário Nacional dera a ordem para erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré (Porto Velho e Guajará-Mirim) cuja última viagem aconteceu em 1972.


COMEMORA-SE


Dia do Obstetra. Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado. Dia Nacional do Humorista.  Católicos comemoram São José Moscati, São Zenão, São Júlio. 


FATOS 

 

1204 -  A 4ª Cruzada entra em Constantinopla.  

1915 - Lançamento de "O Vagabundo", de Charles Chaplin, um clássico do cinema mudo.

1931 — Nasce o ator e compositor Chico Anysio.

1933 — Nasce Montserrat Caballé, cantora lírica.  

1937 — Frank Whittle (ING) testa o primeiro motor a jato projetado para uso em avião.

1955 — Considerada segura e eficaz, a vacina contra a poliomielite desenvolvida pelo Dr. Jonas Salk.

1961 - Iúri Gagarin (URSS)  é  o primeiro homem a tripular uma nave espacial. Sua frase, dita do espaço: “A Terra é azul”.


FOTO DO DIA


Após duas tentativas fracassadas (Século XIX) a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída (1907/12) devido ao Tratado de Petrópolis, pelo qual a Bolívia cedeu a área do Acre ao Brasil. A EFMM foi o embrião do que hoje é Rondônia, mas há tempos era deficitária e, apesar da ordem de erradicação (1970), continuou circulando entre seus dois pontos, as cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho, e só em julho de 1972 o trem apitou pela última vez, na estação Porto Velho. Na foto, convidados indo inaugurar um trecho, provavelmente a Estação Jacy-Paraná, em 1911.