O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque – [email protected]
14.8.20 – BOM DIA!
RONDÔNIA:
1823 – A Província do Grão Pará, cujas terras abrangiam todos Estados da (hoje) Amazônia brasileira, exceto o Acre que era território boliviano até 1903, dá sua adesão à Independência do Brasil.
COMEMORA-SE:
Dia da Unidade Humana. Dia do Cardiologista. Dia do Controle da Poluição Industrial. Católicos lembram São Maximiliano Maria Kolbe, assassinado pelos nazistas; São Alfredo e São Eusébio.
FATOS:
1791 — Escravos de plantações em Saint-Domingue realizam uma cerimônia de vodu liderada pelo houngan Dutty Boukman em Bois Caïman, marcando o início da Revolução Haitiana.
1893 — A França se torna o primeiro país a introduzir a placa de identificação de veículos.
1934 — Fundada em Bruxelas, a FUDOSI, uma federação autônoma de ordens e sociedades esotéricas.
1945 - O Japão aceita os termos de rendição na II Guerra Mundial e o Imperador lê o discurso do Rescrito Imperial do Término da Guerra.
Em 1945, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman anuncia a rendição incondicional do Japão na segunda guerra mundial.
Em 1956, morre o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, criador do teatro épico.
1980 — Lech Wałęsa lidera greves nos estaleiros de Danzigue, na Polônia e cria o Sindicato Solidariedade.
1983 — Morre Alceu Amoroso Lima, crítico literário, escritor e líder católico brasileiro.
Em 2010, são realizados os primeiros jogos olímpicos da juventude, em Cingapura.
FOTO DO DIA:
Vão central do elevado no Espaço Alternativo, em Porto Velho, atrai muita gente em dois momentos do dia. Pela manhã, quando o sol começa a sair e muita gente para de fazer exercício e aproveita para fazer selfie, e à noite, quando novamente a atração é ainda maior porque muitos casais e até debutantes fazem daquele espaço um “pano de fundo” para as fotos de seus álbuns.