O dia 15 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 15 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]


BOM DIA 15 DE MAIO!


RONDÔNIA


1882 – Acordo Brasil/Bolívia visa estudos para construção de ferrovia margeando o Rio Madeira (em 1912 a Madeira-Mamoré) 1915 – O superintendente (prefeito) de Porto Velho, Fernando Guapindaia, assina o decreto nº 5 criando a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte. 1983 – Dom Antonio Possamai assume o bispado de Ji-Paraná.


COMEMORA-SE

 

Dia do Combate à Infecção Hospitalar, Dia do Assistente Social, Dia Internacional da Família, Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica e Dia do Gerente Bancário.
Católicos lembram   Santo Isidro Lavrador, Santa Dionísia, São Torquato. 


FATOS


1618 – Johanes Kepler descobre a 3ª teoria do movimento planetário;

1859 – Nasce Pierre Curie, cientista francês e prêmio Nobel em 1903;

1891 – Papa Leão XIII, publica a encíclica Rerum Novarum, sobre o direito da propriedade e dos trabalhadores.

1931 – Pio XI publica a encíclica Quadragésimo Anno, denunciando a injustiça social.

1933 – Mesmo proibido pelo Tratado de Versalhes, Hitler institui a Luftwaffe, a força aérea Nazista.

2016 – Morre Cauby Peixoto, cantor brasileiro. 


FOTO DO DIA


Uma autêntica “babel” reproduzida na selva amazônica. Afinal, filhos de quase 40 nações foram os construtores da ferrovia Madeira-Mamoré (1907/1912) uma obra da qual se dizem muitas lendas, funcionando durante 60 anos seguidos. Para construir a grande (e muito importante) ferrovia, houve venda de títulos (foto) em pleno período maior da produção da borracha amazônica, mas dois anos depois de inaugurada a estrada de ferro, entra no mercado internacional a borracha asiática, “filha” das sementes levadas da Amazônia que, apesar de muitos dizerem que elas foram “roubadas”, em realidade foram compradas, e num caso inusitado, um dos vendedores, num seringal em Humaitá, avô de importante líder familiar em Porto Velho, vendeu, conforme a neta, um grupo de sementes estragadas a Sir Henry Alexander Wickham, que só foi dar pelo logro quando chegou ao Royal Botanic Gardens em Londres.