O dia 16 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 16 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]


COMEMORA-SE


Dia do Gari. Dia Internacional de Histórias de Vida. Dia Internacional da Vida em União pela Paz. Católicos lembram São João Nepomuceno, São Alexandre e São Ubaldo. 


NOTAS


1909 — O inventor brasileiro Santos Dumont bate o recorde de decolagem mais curta com a sua Demoiselle.

1920 - O Vaticano anuncia a canonização de Joana D´Arc, heroína francesa.

1925 -  Nasce o jogador brasileiro Nilton Santos, apelidado “Enciclopédia”, campeão mundial 1958 e 1962.

1929 — Em Hollywood, acontece a primeira cerimônia do Óscar. Emil Jannings ganhou o prêmio de Melhor Ator, e Janet Gaynor, com 22 anos, foi a única mulher a levar a estatueta.

1 943 — Holocausto: Nazistas terminam o Levante do Gueto de Varsóvia.

1975 - Junko Tabei (Japão) torna-se a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest.

1977 — “Gabriela” é a primeira  brasileira na TV portuguesa.


FOTO DO DIA


Na luta do homem contra a selva, em busca do “ouro negro” representado pela borracha natural, extraída entre muitos perigos desde as doenças, especialmente a malária, onças, cobras, a mudança de fase dos rios e as constantes disputas com os índios, além da inexistência de algo parecido com cidades, o barracão central do seringal era além de depósito das bolas de borracha à espera do transporte rumo aos pontos de embarque em Santo Antonio e depois Porto Velho, era – o barracão – também local de reuniões sociais, como narra em “A Caminho de Ji-Paraná” o seringalista Abel Neves. No seringal faltavam mulheres e alguns patrões, quando o seringueiro caía doente e devia muito, davam a mulher para outros seringueiros. E na falta de mulher, nem isso impedia as festas, onde homem danar com homem acontecia muito. Afinal, caminhar três dias e nem poder dançar aí já era demais para eles. (F. Anísio Goraieb cedida a Lúcio Albuquerque)