O dia 17 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 17 de fevereiro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA 

Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 17 DE FEVEREIRO!

RONDÔNIA

Em 1956 – O presidente JK assina a Lei 2.731, denominando Rondônia o Território Federal do Guaporé

COMEMORA-SE

Fim da Semana da Arte Moderna; 1938 – Criação da Casa do Marinheiro e Dia Mundial dos Gatos. Católicos lembram Nossa Senhora do Desterro, Santa Bernardete Soubirous, Santo Aléssio e o Dia dos Sete Santos. 

FATOS

1600 — Queimado vivo o filósofo Giordano Bruno, por heresia (dizia que a Terra não era o centro do Universo), em Roma.

1816 – Nasce Francisco Adolfo de Varnhagen, Visconde de Porto Seguro, historiador brasileiro e renovador da metodologia de pesquisa histórica.

1819 —  Morre Joaquim Silvério dos Reis, denunciante da Inconfidência Mineira.

1863 — Em Genebra é fundado o Comitê Internacional de Ajuda aos Feridos, que originou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

1865 - O ex-padre José Manuel da Conceição torna-se o primeiro pastor ordenado no Brasil.

1867 — O primeiro navio atravessa o Canal de Suez.

1904 - Estreia a ópera Madame Butterfly de Giacomo Puccini.

1913 - Thomas Edison apresenta a primeira sessão pública do cinema sonoro.

1933 — Publicada pela primeira vez a revista de notícias semanal Newsweek (EUA).

1963 — Nasce Michael Jordan, considerado por muitos o melhor jogador de basquete do mundo.

1973 — Morre Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, músico e compositor brasileiro, autor da valsa “Rosa” do clássico “Carinhoso”.

FOTO DO DIA

Áureo Bringel de Melo, um nome praticamente desconhecido da História de Rondônia, foi autor do projeto de lei assinado pelo presidente Juscelino Kubistchek, que mudou o nome do Território do Guaporé para Rondônia, a 17 de fevereiro de 1956. Em realidade o projeto foi preparado e seria apresentado por Joaquim Vicente Rondon, único representante do Território na Câmara Federal. Indicado governador do Território pelo então deputado federal Aluízio Ferreira, Rondon governou de fevereiro de 1946 a outubro de 1947, rompendo depois com o próprio Aluízio. Elaborado o projeto, Rondon ofereceu a Áureo Melo, supostamente numa homenagem porque Áureo (senetado assinando documento), deputado federal da bancada amazonense, nascera em Santo Antonio do Rio Madeira, viveu  parte de sua infância em Guajará-Mirim e a seguir fora morar em Manaus, onde desde os 13 anos exerceu o jornalismo, sendo um dos fundadores do jornal “A Crítica”, ingressando a seguir  na política.