O dia 19 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 19 de outubro na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque, [email protected]

BOM DIA 19 DE OUTUBRO!

COMEMORA-SE:

Dia do Profissional de Informática. Dia do Guarda Noturno. Dia do Profissional da Inovação. Ctólicos lembram São Josão da Cruz, São João de Brébeuf e São Isaac Jogues.

•    FATOS:

1900 — Max Planck descobre a Lei de Planck para radiação de corpo negro.

1901 — Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch.

1943 — A estreptomicina, o primeiro remédio antibiótico para tuberculose, é isolada por pesquisadores da Universidade Rutgers.

1960 — Os Estados Unidos impõem um embargo comercial quase total a Cuba.

1979 — Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata.

1913 — Nasce Vinícius de Moraes, diplomata, poeta e compositor brasileiro.

1922 — Nasce Dias Gomes, teatrólogo e novelista brasileiro.

1907 — Morre  o médico brasileiro Eduardo Chapot Prévost, primeiro no mundo a fazer, com sucesso, a  separação de irmãs siamesas. E, naquela operação tornou-ser ainda o primeiro cirurgi]ao a usar luvas na circurgia.  

1909 — Morre César Lombroso, médico, criminalista e pesquisador espírita italiano, fundador da georia da antropologia criminal.

2016- O deputado cassado Eduardo Cunha, do PMDB, é preso pela Polícia Federal, acusado de receber propina em contratos de exploração de petróleo no exterior e de ter contas irregulares na Suíça.

•    FOTO DO DIA:

Década de 1970, rodovia BR-425, ligação de Guajará-Mirim  a Abunã. Inverno pesado e estrada inteiramente transformada em lamaçais que não só atolavam os veículos mas, também, os prendiam na lama viscosa. Muita gente descia dos veículos e seguiam a pé rumo à BR-364, também cheia de lama e atoleiros, na tentativa de conseguir uma carona num caminhão rumo a Porto Velho.