O dia 20 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 20 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

BOM DIA 20 de maio!

RONDÔNIA:

1975 – O coronel Humberto da Silva Guedes é nomeado governador do Território Federal de Rondônia e em seu governo são implantados os instrumentos para a criação do Estado.

COMEMORA-SE:

Cristãos celebram Ascensão do Senhor. Dia do Pedagogo. Dia nacional do medicamento genérico. Católicos lembram São Bernardino de Sena e Santa Aúrea Mártir.

FATOS:

1498 — O explorador português Vasco da Gama chega a Índia. Está descoberto  o caminho marítimo para a Índia.

1506 — Morre Cristóvão Colombo, navegador eu descobriu a América.   

1570 — O cartógrafo Abraham Ortelius publica o Theatrum Orbis Terrarum, o primeiro atlas moderno.

1875 — Assinatura da Convenção do Metro por 17 nações, levando à criação do Sistema Internacional de Unidades. 1880 — Morre Ana Néri, considerada a primeira enfermeira brasileira.

1940 — Holocausto: os primeiros prisioneiros chegam a um novo campo de concentração em Auschwitz.

1983 — Primeiras publicações da descoberta do vírus HIV que causa a AIDS na revista Science por Luc Montagnier.

1989 — Autoridades chinesas declaram a lei marcial em face de manifestações pró-democracia, estabelecendo o cenário para o massacre da Praça da Paz Celestial.

FOTO DO DIA:

1975. Ji-Paraná ainda era Vila Rondônia, todos os dias chegavam ao território centenas de pessoas enfrentando todas dificuldades possíveis numa rodovia sem qualquer condição. E na Vila já existia um grupo de médicos eu atendiam toda àquela região – hoje com mais de 10 municípios. Na foto os pioneiros, médicos Ribeiro, Djair, Efraim, Beno, Orlando (fila de cima); Demétrio, Osvaldo e Severino. Gente que ajudou, e muito, formar o Estado.