O dia 26 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 26 de Junho na história de Rondônia, Brasil e Mundo

26.6 – BOM DIA!

RONDÔNIA:

Em 1921 – O bispo de Cárceres (MT) dom Frei Luiz Galibereti, com ascendência até Santo Antonio, torna-se o primeiro a visitar Guajará-Mirim à época ainda pertencentes ao Estado de Mato Grosso.

Em 1989 – Entra em funcionamento a turbina 1 da hidrelétrica de Samuel, àquela altura ainda no município de Porto Velho, hoje nos limites do município de Candeias do Jamari.

COMEMORA-SE:

Dia do Meteorologista, data de fundação da  Organização Meteorológica Mundial.   Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Católicos lembram São Josemaria Escrivá y Balaguer; São João e São Paulo, mártires.

FATOS:

1409 — Grande Cisma do Ocidente: a Igreja Católica chega a ter três papas ao mesmo tempo até à eleição de Papa Alexandre V após o Concílio de Pisa.

1936 — Voo inaugural do Focke-Wulf Fw 61, o primeiro helicóptero completamente controlável.

1945 - Assinada a Carta das Nações Unidas por 50 nações aliadas, incluído o Brasil.

1968 — Ocorre a "Passeata dos Cem Mil" (manifestação popular de protesto contra o Governo Militar no Brasil.

1997 - Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura. 

2000 - Cientistas do consórcio público internacional Projeto Genoma Humano e da empresa americana Celera identificaram a composição de 97% dos genes presentes no DNA humano.

FOTO DO DIA:

Eleição n época do voto  no papel. Àquela época a leitura do primeiro voto apurado criava uma expectativa muito grande, e cabia ao juiz, no caso o dr. Cesar Soares de Montenegro, fazer a leitura do primeiro voto, em voz alta, cercado pela imprensa, candidatos e outros, tudo transmitido pela Rádio Caiari, onde o locutor fazia enormes citações antes da abertura da urna e leitura do voto.