Obama vai fazer visita histórica a Hiroshima

  O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai fazer uma visita histórica a Hiroshima, no Japão, ainda neste mês durante uma viagem à Ásia. A cidade foi atingida por ataque nuclear americano durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa será a 1º visita de um presidente americano a uma das duas cidades japonesas atacadas pelos Estados Unidos com a bomba atômica.

Obama vai visitar Hiroshima com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, como parte da viagem à Ásia de 21 de maio a 28 de maio, de acordo com comunicado da Casa Branca, divulgado pela Reuters.

A bomba lançada sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, matou 140 mil pessoas. Depois de Hiroshima, os EUA lançaram uma segunda bomba atômica sobre Nagasaki, no sudoeste do arquipélago japonês, em 9 de agosto de 1945, o que forçou a rendição do Japão seis dias depois e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

A viagem faz parte de um viagem que o presidente fará à Ásia e que vai incluir ainda uma visita ao Vietnã.

O presidente estava indeciso sobre a visita. No início do mês, estava prevista apenas uma visita do presidente à região central do Japão no fim de maio para um encontro do G7.

Em abril, o secretário de Estado, John Kerry, se tornou o funcionário americano de maior graduação a visitar a cidade. Na ocasião, Kerry se disse "profundamente comovido" com a visita e acrescentou que Hiroshima foi "um marco devastador que interpela toda a sensibilidade de um ser humano".

"Todos deveriam vir a Hiroshima, e quando digo todos, me refiro a todos", declarou Kerry, abrindo as especulações sobre a visita de Obama.


Secretário de Estados dos Estados Unidos, John Kerry, coloca o braço nas costas do ministro de relações exteriores do Japão, Fumio Kishida, durante uma visita ao Memorial de Hiroshima nesta segunda-feira (11). Cidade foi devastada por uma bomba americana (Foto: Jonathan Ernst / AFP)