Operação da Polícia Civil desvenda esquema de falsificação de certificados em escola estadual

Operação da Polícia Civil desvenda esquema de falsificação de certificados em escola estadual

Porto Velho, RO - Policiais civis de Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em Porto Velho deflagraram, nesta sexta-feira (5), a Operação Vida Espúria para combater um esquema de falsificação de certificados na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro. São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, três mandados de proibição de acesso a determinados locais e um mandado de afastamento da função pública, além da inquirição de investigados.

Segundo a polícia, as investigações tiveram início após denúncia sobre a falsificação de históricos escolares e certificados de conclusão de ensino médio na EEEFM Maria Carmosina Pinheiro, ação que estaria sendo facilitada por servidores públicos. 

Na continuidade das diligências, a Draco constatou que presidiários estariam sendo beneficiados, inclusive usando desses documentos falsos para obter progressão de regime e outros benefícios. 

Estão sendo atribuídos aos investigados uma série de crimes, notadamente falsificação de documento público, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações. Para garantia do sigilo e continuidade da investigação, a identidade dos investigados será preservada.

Para o cumprimento da ação, estão envolvidos mais de 30 policiais, entre delegados, agentes e escrivães, além de contar com o apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) da Polícia Civil.