Outubro Rosa: 10 UBS de Cacoal, RO, realizam exames para prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: 10 UBS de Cacoal, RO, realizam exames para prevenção do câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa, pelo menos 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cacoal (RO), município a pouco mais de 480 quilômetros de Porto Velho, já se mobilizam com ações voltadas à prevenção ao câncer do colo do útero e mama. Os exames são gratuitos.

A UBS Princesa Isabel, por exemplo, deu início à campanha com coleta de preventivos, teste rápido e palestras sobre violência contra a mulher, autoestima, odontologia e saúde bucal. A unidade chegou a promover um café da manhã especial às mulheres que compareceram.

A diarista Verinha Caetano de Souza foi uma delas que participou das ações. Ela destaca a importância de se prevenir e fazer exames.

“Pois para curar é mais fácil. Todos os anos costumo fazer o preventivo. Porém, em 2017 eu relaxei e não colhi. Por isso vim logo no inicio desse mês, marquei a consulta e vou fazer o preventivo”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é fundamental que mulheres incluam na rotina exames preventivos, principalmente neste mês. O preventivo é indicado para mulheres que já iniciaram a vida sexual. A meta da Semusa é atingir o público feminino de 25 a 64 anos, período onde a incidência de câncer é maior.

“Nós estamos com o cronograma de coletas de preventivo noturno e nos sábados. Durante essas coletas, também faremos os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Vamos fazer ainda o autoexame das mamas. Além disso, ensinamos e incentivamos as pacientes a fazerem em casa o autoexame”, contou a enfermeira Michele Neri.

O hospital São Daniel Comboni de Cacoal é referência no tratamento oncológico e atende pacientes de Rondônia e de outros estados. São mais de 200 mulheres só no tratamento de câncer de mama. De acordo com a coordenadora da Associação Assistencial a Saúde (Assdaco), Aparecida Miranda, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

“O Comboni Rosa será no próximo sábado (6). Vamos fazer a triagem das mamas, os exames que derem alteradas, oferecer mamografia e ultrassom. No dia 18 de outubro estaremos com um mastologista para fazer as consultas das pessoas em que o teste der alterado”, explicou a coordenadora.

Todas as ações voltadas para o Outubro Rosa, tanto nas UBS quanto no hospital São Daniel Comboni, serão oferecidas de forma gratuita.