Polícia civil cumpre diversas ordens judiciais com apoio do Ministério Público em Porto Velho

Polícia civil cumpre diversas ordens judiciais com apoio do Ministério Público em Porto Velho

Porto Velho, RO - Foi deflagrada nas primeiras horas de hoje pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosa Organizadas de Cacoal – DRACO/Interior, operação policial para cumprimento de medidas cautelares de prisão, busca e apreensão e afastamento de servidores públicos do poder executivo do estado. A operação contou também com apoio do GAECO/MP/RO.

A operação denominada “Pau Oco” é a primeira etapa de uma investigação que tramita no Núcleo de Repressão ao Crime Organizado – DRACO 2, da Polícia Civil, cujo objeto é apurar o envolvimento de servidores públicos comissionados lotados na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) em diversos delitos, tais como integrar ou chefiar organização criminosa, falsidade ideológica, lavagem de capitais e crimes contra a administração ambiental.

Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária, dez (10) mandados de afastamento da função pública e 15 (quinze) mandados de busca e apreensão. Equipes estão cumprindo busca inclusive em prédios do CPA, onde se localiza a SEDAM. As ordens judiciais foram emitidas por Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

As ações da organização criminosa ora investigada dizem respeito à tomada de decisões administrativas em desacordo com a legislação, inserção de dados falsos em sistemas informatizados e lançamento de informações ideologicamente falsas em sistemas e documentos públicos.

Até o momento, durante o cumprimento das medidas, duas prisões em flagrante delito foram também formalizadas, por posse irregular de arma de fogo.

A investigação tramita em sigilo decretado nos autos. Entrevista coletiva ocorrerá às 11h00 desta segunda-feira, oportunidade em que serão esclarecidas outras dúvidas acerca dos fatos.