#PORTALRIOMADEIRA: 106 anos de história

#PORTALRIOMADEIRA: 106 anos de história

Conheça mais sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no Portal do Rio Madeira

Neste 1º de agosto estão sendo comemorados os 106 anos de inauguração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ferrovia cuja construção foi transformada em um épico, um símbolo da luta do homem em um ambiente inóspito, cercado de insetos transmissores de todo tipo de doenças.

A história de Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é um dos capítulos do Portal do Rio Madeira (portaldoriomadeira.com.br), que é um projeto da empresa Idem – Identidade de Marcas, com apoio cultural da Santo Antônio Energia e da Hidrelétrica Santo Antônio. O Portal reúne assuntos relacionados ao Rio Madeira, como Amazônia, Rio Madeira, Expedições, Nativos, Madeira-Mamoré, Ictiofauna (peixes), Arqueologia, Paleontologia e Madeira, o Provedor.

Segundo o idealizador do Portal, o publicitário Milton Bernard, “O Portal do rio Madeira coleciona e organiza assuntos que marcam a existência desse rio, que é um fenômeno fluvial. Outro aspecto que quero destacar é que esse Portal não é estático e está sempre sendo atualizado com novas informações enviadas por historiadores locais e por quem quiser colaborar com opiniões, sugestões ou com o envio de materiais históricos, sejam documentos ou fotografias. As contribuições são submetidas ao curador do projeto, professor Aleks Palitot e depois publicadas”.

Milton destaca também que em breve será colocado no ar o capítulo sobre o Marechal Rondon, “que é a mais importante figura histórica da região, sendo homenageado com o nome do Estado de Rondônia. Estamos finalizando o material e em breve as informações, fotos e mapas estarão à disposição dos estudantes, pesquisadores ou mesmo quem queira se informar sobre todos estes assunto, que de uma forma ou de outra estão interligados ao rio Madeira”. Visite o Portal do Rio Madeira: portaldoriomadeira.com.br