Posse dos deputados marca início da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa; Confira vídeo

Posse dos deputados marca início da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa; Confira vídeo

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou nesta sexta-feira (1º) a sessão de posse dos 24 deputados eleitos no pleito de 2018 para a 10ª Legislatura. Para respaldar juridicamente a solenidade, foi aprovada, através de Projeto de Resolução nº 405/18 da Mesa Diretora para a transferência da sede oficial do Poder Legislativo para a Casa de Eventos Talismã 21, em Porto Velho. 

Nesta Legislatura foram reeleitos 13 deputados e eleitos onze. A sessão de instalação foi presidida pelo deputado Edson Martins (MDB) por ser o 1º vice-presidente da atual Mesa Diretora.

Compuseram a mesa de honra o governador do Estado, Marcos Rocha (PSL); o presidente do Tribunal de Justiça, Walter Waltenberg; general da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, José Eduardo Leal de Oliveira; o presidente do Tribunal de Contas, Edilson Silva; o presidente da Associação dos Municípios de Rondônia-Arom, Claudiomiro Alves dos Santos; o sub-procurador do MP Osvaldo Luiz de Araujo; a vice-presidente da OAB-Rondônia Solange Aparecida Lima e o defensor público geral, Marcus Edson de Lima.

O deputado Edson Martins declarou instalada a 10ª Legislatura e convidou os deputados José Lebrão (MDB) e Alex Redano (PRB) para compor a mesa. Depois foram entoados pela Banda da Polícia Militar os hinos Nacional e Céus de Rondônia.

O parlamentar manifestou o desejo de que o mandato de cada um dos eleitos e reeleitos sejam de conquistas e de benefícios para a sociedade de Rondônia. "Que cada um possa fazer a sua parte, com a responsabilidade e o empenho que o cargo requer e estou confiante de que teremos uma legislatura, mais uma vez, muito proveitosa", disse Martins.

O secretário José Lebrão leu os certificados de posse de cada parlamentar, em ordem alfabética, nominando os nomes parlamentares de cada um.

A presidência da sessão foi assumida pelo deputado José Lebrão para dar posse ao deputado Edson Martins, o primeiro deputado a ser empossado e apto a prestar juramento do cargo de deputado na 10ª Legislatura.

A seguir, o deputado Edson Martins reassumiu a presidência da sessão e solicitou ao secretário Lebrão, para chamar os demais parlamentares a prestarem juramento por ordem de votação a também prometer e prestar juramento comprometendo-se em fazer cumprir as constituições Federal e Estadual.

Em nome dos demais deputados, o deputado Alex Redano (PRB) agradeceu a presença de todos os amigos, convidados e autoridades e direcionou sua palavra ao governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), apontando que a Assembleia Legislativa e o Estado precisam trabalhar juntos em benefício da população de Rondônia.

“Gostaria de pedir ao governador que acalme seu coração. Temos muitas responsabilidades e precisamos trabalhar juntos pelo nosso Estado. Rondônia é um dos poucos estados que ainda está no azul e precisamos manter ele nesse cenário. Estamos deixando de arrecadar bilhões na parte ambiental e precisamos ajudar o pequeno comerciante, os pequenos agricultores que pagam seus impostos corretamente”, afirmou Redano.

O parlamentar se disse compreensivo, mas quando precisa disse ser firme para defender o povo de Rondônia. “Essa responsabilidade não é só sua, ela também e da Assembleia e por essa razão, precisamos trabalhar unidos em prol da população. Vamos mudar Rondônia de verdade, vamos juntos”, finalizou Alex Redano.

O presidente do TJ-RO, Walter Waltenberg, disse que “vivemos um momento ímpar na história de Rondônia e eu não perderia por nada esta festa da democracia, no momento de renovação dos deputados”.

Segundo o presidente, os indicativos sinalizam para tempos bons para Rondônia, um Estado pujante. “Dinheiro para investimento não falta”, finalizou.

O governador Marcos Rocha (PSL) destacou que "a sociedade espera muito de todos nós. E precisamos agir em conjunto com todos os Poderes e instituições. Temos muita coisa por fazer e precisamos quebrar as dificuldades financeiras e darmos uma resposta para a população".

Rocha disse que as finanças do Governo “estão no azul', mas segundo ele é preciso seguir firme na condução da gestão estadual. "Temos que conseguir fazer com o Estado cresça, sem taxar mais a quem já está muito sufocado. Temos empresas que faliram, outras que estão em dificuldades. Só criando essas condições, vamos assegurar que Rondônia cresça".

De acordo com o governador, "se agirmos com cautela e com decência, vamos fazer mais. É isso que a sociedade espera: que Rondônia cresça e gere oportunidades. Que Deus nos abençoe e ao final dessa legislatura, possamos afirmar que fizemos o melhor para o nosso povo".

 Após os pronunciamentos, o deputado Edson Martins encerrou a sessão e convocou a 2ª sessão preparatória para a eleição e posse da nova Mesa Diretora da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa.

10ª Legislatura

Foram reeleitos e terão mais quatro anos de mandatos, os deputados: Adelino Follador (DEM), José Lebrão (MDB), Luizinho Goebel (PV), Edson Martins (MDB), Jean Oliveira (MDB), Laerte Gomes (PSDB), Lazinho da Fetagro (PT), Dr. Neidson (PMN), Rosângela Donadon (PDT), Aélcio da TV (PP), Alex Redano (PRB), Anderson do Singeperon (PROS) e Geraldo da Rondônia (PSC). 

Já os eleitos e que foram empossados são: Jhony Paixão (PRB), Adailton Fúria (PSD), Ezequiel Neiva (PTB), Cássia dos Muletas (Podemos), Pastor Alex Silva (PRB), Cirone da Tozzo (Podemos), Chiquinho (PSB), Eyder Brasil (PSL), Marcelo Cruz (PTB), Ismael Crispin (PSB) e Jair Montes (PTC).