Prefeito faz lançamento de asfalto para o Mariana e São Francisco

Prefeito faz lançamento de asfalto para o Mariana e São Francisco

Por meio de convênio com o Exército serão asfaltados pelo menos 27 km de ruas nos bairros Mariana e parte do São Francisco.

Porto Velho, RO - Ao assinar a ordem de serviço na manhã desta quinta-feira (21) juntamente com o tenente coronel Emerson da Silva Moraes, comandante do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), o prefeito dr Hildon Chaves fez o lançamento oficial do programa de asfaltamento de pelo menos 27 km de ruas nos bairros Mariana e parte do São Francisco, na zona leste, no qual serão investidos cerca de R$ 25 milhões em recursos próprios da Prefeitura.

Debaixo de forte sol e sob calor intenso, dezenas de moradores da região se reuniram na praça do bairro Mariana, ao lado da Escola Jânio Quadros, para ouvir as palavras do prefeito e demais autoridades presentes à cerimônia.

Ao recomendar aos moradores que recebam bem os soldados e oficiais do Exército que trabalharão na obra, dr Hildon explicou que a expectativa é de que as obras durem em torno de dois anos, vez que o inverno amazônico não permite que se trabalhe o ano todo. Segundo ele, enquanto o 5º BEC estiver atuando naquela região da cidade, as máquinas e homens da prefeitura estarão liberados para trabalhar em outras frentes de asfaltamento e recapeamento de ruas da cidade. Segundo ele, são mais de 400 km de ruas que ainda precisam ser asfaltadas.

“Quando assumimos, em janeiro, eram cerca de 470 km de ruas sem asfalto na cidade. Hoje, com o trabalho que fizemos no primeiro ano de gestão, esse número caiu para cerca de 425 km que ainda precisam de pavimentação”.

O comandante do 5º BEC, tenente coronel Emerson Moraes, destacou a qualidade da obra que será executada. “Vamos fazer um asfalto quente, de ótima qualidade, com cinco centímetros de espessura, feito para durar muitos anos, não asfalto para ser refeito em pouco tempo”, assegurou. O tenente coronel agradeceu ainda pela “oportunidade de resgatar a ligação histórica que o 5º BEC tem com a comunidade de Porto Velho”.

As vereadoras Ada Dantas e Joelna Holder e os vereadores Edwilson Negreiros, Zequinha Araújo, Da Silva e Márcio Pacele, em seus pronunciamentos destacaram a confiança no trabalho do prefeito dr Hildon Chaves, “desde o início da gestão”, conforme enfatizou Negreiros. O ex-senador Expedito Junior e seu filho, o deputado federal Expedito Neto, além de representantes da deputada federal Mariana Carvalho e do deputado federal Lindomar Garçom também participaram da cerimônia.

ILUMINAÇÃO

O presidente da Emdur, advogado Breno Mendes, anunciou que 100% do bairro Mariana e São Francisco receberam iluminação pública. Segundo ele, quando dr Hildon assumiu, no início do ano, em toda a cidade haviam 40 mil pontos de iluminação. Hoje, ao final do primeiro ano, já são mais de 55 mil pontos.

“Investir em iluminação pública é a forma de o município investir em segurança pública. Até o fim da minha gestão, vamos universalizar a iluminação pública em Porto Velho. O dinheiro para esse grande trabalho que estamos fazendo na cidade já estava na Emdur, o que faltava era gestão, faltava um presidente ético não preso a politicagem, diferente dos que deixaram o povo no escuro para só trabalhar em véspera de eleição”, observou o prefeito.


GESTÃO EFICIENTE

Segundo o prefeito dr Hildon, somente por meio de medidas de controle de gastos, de contenção de ralos e do combate ao desperdício e à corrupção, neste primeiro ano de governo foram economizados R$ 25 milhões, dinheiro suficiente para cobrir toda a obra de asfaltamento do Mariana e São Francisco. “A receita do município não aumentou. O que cresceu foi o respeito com as contas públicas, a responsabilidade de gestor, a ética. É a nossa forma de fazer mais com menos”, discursou sendo muito aplaudido por moradores.

O presidente da Associação dos Moradores do bairro São Francisco, Valdecir Araújo, o ‘Sorriso’, falou da “imensa satisfação”, como liderança comunitária e fez questão de fazer um agradecimento público em nome dos moradores.