Prefeito Hildon Chaves acusa assessor de disparar vídeo editado de Vista Alegre do Abunã; Só não deu nomes

Prefeito Hildon Chaves acusa assessor de disparar vídeo editado de Vista Alegre do Abunã; Só não deu nomes

Porto Velho, RO - Distrito de Vista do Abunã - Tanto em Extrema quanto em Nova Califórnia o asfaltamento foi feito em ruas que já possuíam rede de drenagem, no entanto, a pavimentação nos dois distritos desencadeou uma onda de reclamações encabeçada pelo vereador Jacaré, representante de Vista Alegre. Para atender ao pleito o vereador, o prefeito concordou em asfaltar duas das principais ruas mesmo sem a rede de drenagem profunda, já que as ruas oferecem declividade suficiente para a drenagem superficial.

O prefeito se reuniu com moradores, a maioria alunos e alguns servidores municipais convidados pelo vereador Jacaré e anunciou o asfalto. Além do asfalto, o prefeito falou dos esforços para resolver outros problemas na saúde, educação e agricultura. Um dos grandes problemas da comunidade local está na saúde. Em dezembro, mais especificamente no dia 15 de dezembro, faltando 15 dias para o atual prefeito assumir, a gestão anterior retirou a ambulância que atendia ao distrito. Desde então os moradores ficaram sem um veículo para atender a eventualidade de uma emergência.

O prefeito dr Hildon explicou as dificuldades decorrentes da burocracia para a compra de novas ambulâncias. Segundo ele, quando um veículo desses sai do atendimento, seja por motivos de acidentes, seja por uma avaria qualquer, o município é obrigado a comunicar a baixa do veículo ao Ministério da Saúde. Ocorre que isso não era feito. Para o Ministério da Saúde, Porto Velho possui mais de 40 ambulâncias, quando na verdade possui seis funcionando bem.

O prefeito falou também das dificuldades de contratar médicos e odontólogos para residir na localidade. “Temos esses profissionais concursados, mas se forem convocados, preferem perder a vaga a ir morar nesses distritos. É uma situação desconfortável para todos, mas estamos fazendo todo o esforço possível para melhorar esse setor tão essencial”. A reunião já tinha terminado e o prefeito se preparava para seguir para Extrema, onde já estava com a agenda atrasada em cerca de uma hora, quando um grupo de servidores o cercaram para repisar a situação da saúde.

Devido o tom agressivo com que foi abordado, totalmente oposto à recepção em Extrema e Nova Califórnia, e por já ter explicado durante a reunião todas as dificuldades decorrentes de problemas que se arrastam há anos, o prefeito deixou o recinto para concluir a agenda. Um assessor parlamentar que gravou toda a reunião pelo celular, numa ação oportunista editou apenas o final da reunião, quando o prefeito já estava em pé, fora da mesa e se retirava para seguir para Extrema. O assessor disparou o vídeo editado nas redes sociais, como se o prefeito tivesse se retirado de uma reunião em andamento, quando na verdade já tinha sido encerrada.

De qualquer forma, o prefeito disse que iria se reunir essa semana com o secretário municipal da Saúde, Orlando Ramires, para tratar especificamente da situação de Vista Alegre.