Prefeitura de Ji-Paraná investe em internet de alta velocidade

Prefeitura de Ji-Paraná investe em internet de alta velocidade

Porto Velho, RO - A integração dos prédios da Prefeitura de Ji-Paraná por fibra óptica está dinamizando o trabalho de todos os departamentos e unidades. A internet de alta velocidade está sendo levada para todas as secretarias municipais, escolas, unidades de saúde e o palácio Urupá. Ao todo são 111 pontos interligados.

A instalação da rede está sendo feita por uma empresa contratada por meio de licitação pública. O objetivo da Prefeitura é interligar os prédios públicos e os procedimentos por meio de um sistema integrativo para dinamizar o trabalho, tramitação de processos, além de reduzir o uso de papel.

O controlador geral do município, Elias Caetano, explica que esta tecnologia permite uma transmissão muito maior do volume de dados. Isso garante ao município celeridade nos serviços.

“A integração e automatização são necessários diante da demanda da transparência pública. Além disso, as secretarias, unidades de saúde e escolas antes eram ilhadas, cada um com seu sistema e com internet que, com o passar do tempo, deixou de atender às necessidades. Com a implantação da fibra óptica, melhorou o sistema e podemos adotar procedimentos integrados como as matrículas de alunos, diário eletrônico, gestão de recursos das escolas, agendamentos de consultas médicas e utilizar melhor os programas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Bolsa Família”, explicou o controlador do município.

A Prefeitura contava antes com apenas 22 megabites de internet, e com frequência enfrentava problemas com a lentidão e queda de conexão. Agora, as secretarias e órgãos têm a disposição 1470 megabites de internet rápida e sem interrupção. Todos os prédios estão interligados com fibra ótica com comunicação LAN TO LAN para tráfego de dados de alta velocidade.

O investimento é de R$ 28 mil reais. A empresa contratada é responsável pela aquisição dos equipamentos, interligações, investimentos em infraestrutura e manutenção.

O prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, ressaltou que instalar a internet por fibra óptica faz parte de um processo de modernização da estrutura da prefeitura que será implantado a médio prazo.

“O objetivo é oferecer uma condição e serviço mais atualizados para os servidores, contribuintes, órgão públicos de controle e, especialmente para a população que precisar utilizar os serviços online oferecidos pelo Poder Municipal. Com todos os prédios interligados, podemos revolucionar os métodos de trabalho para atender a população de maneira ainda mais assertiva”, finalizou o prefeito de Ji-Paraná.