Produtores de assentamentos rurais vendem produtos orgânicos em RO

Porto Velho - RO Quem pretende levar uma vida mais saudável e livre de agrotóxicos em Porto Velho e Candeias do Jamari tem a opção de adquirir produtos orgânicos e cultivadas no sistema de agricultura familiar. Agricultores e piscicultores de assentamentos vendem seus produtos orgânicos durante a Feira da Reforma Agrária, realizada todas as quintas-feiras no estacionamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida Lauro Sodré, 3050. Os produtores ficam no local das 8h às 13h.

Os agricultores contam com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão (Emater).
A dentista Valderez Melo aproveitou esta quinta (28) para ir à feirinha e comprar produtos sem agrotóxicos. "Eu moro aqui perto e eu e meu marido viemos na semana passada também. Optamos por comprar legumes aqui, pois ajudamos os agricultores e consumimos um produto 100% saudável e de qualidade. Aproveitamos para divulgar essa iniciativa que tem sido ótima para nós consumidores", disse Valderez.

A feirante Maria Helena veio do assentamento Joana Darc I para expor seus produtos na feirinha. "Para nós tem sido ótimo. Antes ficávamos na beira da estrada e agora temos um espaço toda quinta. Hoje eu trouxe tomate, goma de mandioca, peixe, pimenta, inhame e ainda banana. Espero vender tudo", disse Maria.



Para o piscicultor Edmilson Carvalho, vender seus peixes criados no assentamento Flor do Amazonas na Zona Rural de Candeias do Jamari é uma viagem que inicia às 5h30. "Eu levanto cedo, carrego o carro e já venho para a cidade para as 8h já expor o produto. Há tempos eu tenho clientes aqui em Porto Velho, mas essa feira dá uma visibilidade para nós agricultores, que sobrevivemos dessas vendas. Sabemos que está no começo desse projeto, mas em breve essa feira aqui estará bem mais movimentada", acredita Carvalho.

De acordo com o Incra, 35 kits com barracas, caixas, avental e boné foram distribuídos aos assentados de diversas localidades do entorno de Porto Velho e região. Alguns expõe os produtos semanalmente e outros quinzenalmente, variando os produtos conforme a sazionalidade e a produção de cada um.
Nesta quinta-feira (28), estavam sendo vendidos no local hortaliças, legumes, frutas, carnes (frango caipira, peixes regionais, farinhas, polpas de fruta, compotas e artesanatos. Todos produtos sem agrotóxicos e com baixo custo para a população.