Programa Ganhe o Mundo oferece mais de mil vagas de intercâmbio para alunos de escolas estaduais de PE em 2018

Programa Ganhe o Mundo oferece mais de mil vagas de intercâmbio para alunos de escolas estaduais de PE em 2018

A partir de fevereiro de 2018, estudantes das escolas estaduais de Pernambuco podem concorrer a 1.090 vagas para intercâmbio em nove países. As oportunidades são oferecidas pelo Programa Ganhe o Mundo, que leva alunos da rede pública do estado a destinos internacionais para aprimorar conhecimentos e aprender uma segunda língua. Entre as novidades apresentadas pelo governo estadual nesta quarta (29), no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, está o acréscimo da Alemanha e da Colômbia entre os lugares que podem ser escolhidos pelos estudantes.

De acordo com o governo, as oportunidades de intercâmbio são destinadas às modalidades tradicional, com 1.045 vagas; musical, com 20 vagas; e esportivo, com 25 vagas. Além da Colômbia, com 25 vagas, os estudantes também podem viajar, na modalidade tradicional, para países como Canadá (450 vagas), Estados Unidos (100), Nova Zelândia (100), Austrália (50), Argentina (125), Chile (125) e Espanha (65). Os cinco estudantes que embarcam para a Alemanha já foram definidos, após passarem por aulas de alemão.

Na modalidade esportiva, são 25 vagas para o Canadá. Na modalidade musical, há dez vagas disponíveis para a Espanha e outras dez para o Canadá. Desde a criação do Programa Ganhe o Mundo, em 2012, mais de seis mil estudantes de escolas estaduais de Pernambuco participaram de intercâmbios internacionais.

Os estudantes selecionados embarcam para os países parceiros do Programa Ganhe o Mundo conforme a língua escolhida — espanhola, inglesa e alemã. O primeiro grupo embarca no segundo semestre de 2018 e o segundo grupo segue viagem no primeiro semestre de 2019. Os intercambistas podem estudar até um semestre letivo, a depender da modalidade escolhida do programa.

As aulas acontecem em escolas de ensino médio (high school). Os alunos têm direto a seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casas de família com todas as refeições, além de receberem bolsas mensais cujo valor não foi informado.