Projeto da Semusa amplia atendimento à comunidade

Projeto da Semusa amplia atendimento à comunidade

Porto Velho, RO - A atenção primária à Saúde no município de Porto Velho conta atualmente com 66 equipes da Estratégia da Saúde da Família, representando 44% de cobertura da população portovelhense de 519.531 (IBGE- 2018), por meio de 19 Unidades de Saúde da Família na zona urbana e 19 unidades na zona rural.

Diante desse cenário, há 56% de usuários sem cobertura de assistência, correspondendo a 290.937 pessoas. Para ampliar o atendimento, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde criou o Projeto Atenção Básica na Comunidade, seguindo determinação do prefeito Hildon Chaves, que tem como meta garantir melhorias na saúde da capital.

Essa ação visa disponibilizar o acesso dos serviços de saúde às famílias de bairros em situação de vulnerabilidade social que não são contemplados pelas equipes da Estratégia da Saúde da Família.

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, a proposta é facilitar o acesso da comunidade sem cobertura ao diagnóstico e tratamento precoce. "São oferecidos serviços de saúde, educação em saúde, dentre outras ações informativas visando a prevenção e integrando a assistência da Atenção Básica e Vigilância em saúde".

Por meio do projeto foram atendidas 31.321 mil pessoas em saúde primária, no período de agosto a dezembro de 2018. Houve duas edições por bairro (Jardim Santana, Planalto, Três Marias e Cascalheira), num total equivalente a 87,00% de cobertura para os quatro bairros selecionados, todos situados na Zona Leste de Porto velho, uma das maiores regiões da capital com cerca de 178.000 habitantes.

Coordenado pelo Departamento de Atenção Básica da pasta, por meio das servidoras Cleide Silva e a assistente social Iolanda Souza Silva, o projeto se constitui numa ação conjunta da Semusa, profissionais da rede municipal de saúde e instituições de ensino superior, técnico e privado.

Pesca Esportiva