Quer deixar a barba crescer? Confira dicas para cuidar bem dos fios

Quer deixar a barba crescer? Confira dicas para cuidar bem dos fios

A barba passou a ser a marca do homem moderno e está presente em quase todos os rostos masculinos nos mais diferentes estilos, seja âncora, cavanhaque, ducktail (rabo de pato) ou barbicha. E cada vez mais os homens aderem a estilos novos para emoldurar seus rostos.

Porém, os tipos clássicos de barba, como por fazer, média e lenhador, ainda são os mais populares. “Independente do estilo de barba que você escolher para seu rosto, é importante que os fios recebam cuidados diários para que o crescimento dos pelos seja saudável e a barba permaneça bonita e atraente”, afirma Renato Lima, diretor de marketing da Barba Urbana. Para te ajudar, explicamos abaixo os cuidados que os tipos de barba mais comuns precisam receber.

Confira:

CURTA OU POR FAZER:  Esse é o estilo mais fácil de manter, pois precisa de poucos cuidados. É importante que você faça a higienização da barba com um shampoo específico para a área, para remover as impurezas sem causar ressecamento, e depois use um óleo para barba, para hidratar e evitar que fios fiquem danificados e quebradiços. O ideal é usar um shampoo para barba, que promove limpeza profunda e desobstrui os poros, e um óleo para barba, que age amaciando e revitalizando os fios, promovendo uma barba hidratada, controlada e com aspecto mais saudável.

– MÉDIA: Assim como a barba curta, para uma boa manutenção da barba média é preciso realizar a limpeza com shampoos desenvolvidos especificamente para os pelos faciais. Mas, por ser já ser uma barba mais difícil de domar, é interessante trocar o óleo por um balm para barba, que além de hidratar, promoverá o alinhamento dos fios, conferindo volume e textura e deixando a barba firme, arrumada e sem fios rebeldes. Indicado usar shampoo juntamente com um balm para barba, que ajuda a selar e alinhar os fios, além de possuir alta propriedade hidratante.

– GRANDE OU LENHADOR: Este é o tipo de barba que requer mais cuidados, principalmente no que diz respeito a modelagem dos fios. Por isso, além de utilizar o shampoo para higienizar e o balm para hidratar a barba, inclua também no seu nécessaire um pente de madeira para distribuir melhor a oleosidade natural do fio e retirar a eletricidade estática dos pelos, o que evita a formação de nós e tornando os fios menos rebeldes à ação de pentear e desembaraçar.

Por fim, se você optar por usar uma barba com bigode ou apenas o bigode, invista em uma cera para deixar os fios no lugar e evitar que fiquem entrando na boca, como a cera modeladora para bigode, que hidrata, alinha e modela todos os tipos de bigode, sendo ideal principalmente para os bigodes mais longos, já que confere aparência natural e toque seco, mas sem deixá-los duros demais.