Reforma da Biblioteca Municipal e curso digitais são anunciados do Bibliotecário

Reforma da Biblioteca Municipal e curso digitais são anunciados do Bibliotecário

Doze (12) de março é o dia nacional do Bibliotecário. Em Ariquemes as comemorações da data ocorreram na biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha, na tarde de segunda-feira.

Com o tema “ Café, Prosa e Poesia”, o evento contou com apresentações de estudantes do programa “ Jovem Aprendiz”, que capacita adolescentes para conquistar o primeiro emprego. Entre eles está Patrick Farias (16). Ele conta que conheceu o ambiente através das programações realizadas no projeto. De lá pra cá, descobriu o mundo das letras que ele usa como inspiração para compor seus rap’s. “ Meu sonho é ser rapper[...]eu vou me aprimorar e assim mesmo eu vou crescer (sic).”

O professor de língua portuguesa, Nilson Rodrigues, diz que é assíduo frequentador da Biblioteca Municipal. Para ele, mesmo com o advento da internet, o lugar não perdeu sua importância e ‘magia’. “Eu vejo que a biblioteca é um lugar que as pessoas devem procurar conhecer, pois através dos livros ele entra, ele viaja no espaço, no tempo, ele adquire conhecimento (sic).” Afirmou.

A bibliotecária, Cíntia de Jesus, umas das homenageadas do dia, diz que alguns cursos na área digital estão em andamento, entre eles o “Youtuber consciente”. Ministrado por um “youtuber” local já formou a primeira turma com alunos do Programa “Jovem aprendiz”. “Eles aprenderão a montar um canal no You Tube e como buscar literaturas como fonte de informação, além de aprender a conseguir ‘likes’ e ‘curtidas’  para monetizar o canal.”

A notícia que animou os visitantes, porém, foi o anúncio de emenda parlamentar no valor de 50 mil reais para a reforma da biblioteca. “A princípio no telhado. Nossa ideia é climatizar , fazer  uma jardinagem, mas é um passo mais lento. Vamos correr atrás, mas para o telhado já temos os 50 mil.” Finalizou Erli de Oliveira, diretora da Biblioteca.