TCE-RO estimula o conhecimento cientifico com Seminário sobre Estudos Avançados em Contabilidade Pública nos TCs

TCE-RO estimula o conhecimento cientifico com Seminário sobre Estudos Avançados em Contabilidade Pública nos TCs

Com o propósito de apresentar dissertações produzidas no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) por conselheiros-substitutos e servidores mestres em Ciências Contábeis, foi realizado nessa segunda-feira (8), no auditório do TCE-RO, o seminário “Estudos Avançados em Contabilidade Pública nos Tribunais de Contas”, uma iniciativa da Escola Superior de Contas (Escon). 

Na abertura, o conselheiro Wilber Coimbra, presidente da Escon e coordenador do seminário, saudou os presentes e disse que acolhia com alegria o que chamou de “exposição do conhecimento científico”. 

“É uma alegria imensa podemos compartilhar de forma científica questões que envolvem as atividades do controle externo imanente à contabilidade pública”, disse, destacando a função pedagógica do TCE-RO. “O maior ganho é não apenas capacitar, mas também disseminar esses conhecimentos”. 

APRESENTAÇÕES 

Seguindo a programação do evento foram apresentadas no período da manhã, as dissertações produzidas pelo conselheiro-substituto Erivan Oliveira da Silva e pelos servidores Jenaldo Alves de Araújo, José Fernando Domiciano e Júnior Douglas Florintino. 

Já no período da tarde, o conselheiro-substituto Omar Pires Dias, o convidado Ronaldo Helfenstein e os servidores Raimundo dos Santos, Santa Spagnol e Luciene Kochmanski discorreram sobre suas dissertações. 

Conforme a metodologia adotada, os palestrantes exibiram seus trabalhos em apresentações de 30 minutos de duração. Foram expostos ainda “banners” com o conteúdo das pesquisas técnico-científicas, com enfoque à área de contabilidade aplicada ao setor público. 

Ao final de cada período, os palestrantes dispuseram de uma hora para responder às questões feitas pelos servidores da Corte e da comunidade acadêmica presente no seminário. Aqueles que cumpriram efetivamente a carga horária do seminário receberão certificados expedidos pela Escon/TCE-RO.