Governo de Rondônia incentiva prefeitos a realizar drives-thru de testes da Covid-19 durante atual cenário com novas variantes

Governo de Rondônia incentiva prefeitos a realizar drives-thru de testes da Covid-19 durante atual cenário com novas variantes

Porto Velho, RO - Prefeitos de Rondônia não podem abrir mão de promover mais drive thru (teste rápido) para detectar a Covid-19, recomendou o Governo de Rondônia durante videoconferência nessa quinta-feira (18) com prefeitos municipais. “Quem tem testes armazenados, leve tudo para a frente de agências bancárias, portas de escolas, rodoviárias, onde for possível”, enfatizou o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves.

 

A eficácia desse teste adianta o atendimento médico-hospitalar dos pacientes. Segundo o secretário, 30% das pessoas testadas no mais recente drive thru em Porto Velho resultaram positivos para o vírus.

 

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, reiterou que a hora é de isolamento contra o avanço do contágio das novas cepas do coronavírus (Sars-CoV-2). “Se isso não for feito, dificilmente cruzaremos esse pico sem perder pessoas”, advertiu.

 

Máximo refutou o velho jeitinho brasileiro manifestado até mesmo durante a maior pandemia da história brasileira e mundial. Queixou-se de pessoas desrespeitando o Decreto e insistindo em se aglomerar: “Dizem que é só um pouquinho, mas nós já explicamos tantas vezes: festinhas com 50 pessoas contribuem sim para a disseminação; futebol, academia e até a live que assistem juntas, também. Façam o dever de casa, mostrem ao povo que ficar em casa no período é salvar a própria vida, já que não há leitos disponíveis nas UTIs”, pontuou.

 

O governador Marcos Rocha, que participou da abertura da reunião, pediu cautela aos prefeitos para lidar com recursos enviados pelos Governos Federal e Estadual e garantiu: “Vamos estar juntos e enquanto as vacinas não chegarem ao Estado, não vamos iludir a população”.