Mutirão de exames de mamografia tem início em Cacoal; procedimentos acontecem no HRC

Mutirão de exames de mamografia tem início em Cacoal; procedimentos acontecem no HRC

Aproximadamente mil exames devem ser realizados pelo Governo de Rondônia durante mutirão de mamografias

Porto Velho, RO - Com o objetivo de zerar a fila de espera por exames de mamografia na II Macro Região de Saúde, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início nesta sexta-feira (15) a um mutirão de exames no Hospital Regional de Cacoal (HRC). A expectativa é de que aproximadamente mil mamografias sejam realizadas.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo esteve na “Capital do Café”, acompanhando as atividades. “Os exames estão sendo oferecidos para mulheres de toda a II Macro Região de Saúde, de Jaru à Vilhena. O mutirão está sendo realizado neste mês, em alusão ao Outubro Rosa, uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Caso haja a suspeita, a mulher imediatamente será acompanhada por um especialista para que sejam tratadas e possam ser completamente curadas”.

Zulmira Neuma elogiou a ação do Governo de Rondônia

Aguardando para realizar o exame, a dona de casa Zulmira Neuma, de 52 anos, se mostrou satisfeita como o atendimento e parabenizou a iniciativa do Governo de Rondônia. “Esta é uma ação muito importante, pois muitas vezes a gente não tem condições de pagar por este serviço. Este é um exame que precisa ser feito rotineiramente para prevenir o câncer e ter esse serviço sendo oferecido na rede pública estadual é uma conquista para todos, principalmente para nós, mulheres, que precisamos fazer esse acompanhamento. Esse é um passo importante que o Poder Executivo dá”, ressaltou.

Desde junho os exames de mamografia são realizados no Hospital Regional de Cacoal. Diversos investimentos tem sido feitos pelo Executivo Estadual para fortalecer todo o setor de diagnóstico por imagem. Com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba, no valor de R$ 780 mil, o Governo de Rondônia adquiriu um mamógrafo digital, com coleta de biópsia, para que os pacientes possam fazer o exame no HRC.

O mamógrafo digital é equipado com um braço giratório acoplado ao conjunto de tubo de raios-x, painel de controle e estereotaxia, um aparelho especial que permite a biópsia orientada por radiografia. Além disso, oferece total proteção radiológica para o operador.

O Governo de Rondônia adquiriu um mamógrafo digital com coleta de biópsia

Vale ressaltar que todas as mulheres que desejam realizar o exame de mamografia no Hospital Regional de Cacoal devem procurar a secretaria de saúde do seu município para fazer o cadastro junto ao Sistema de Regulação (Sisreg). Todos os exames são agendados.

“O Governo do Estado fez a instalação deste equipamento, de última geração para que a gente mantenha esse atendimento, além deste mutirão que acontece agora. Toda a equipe do HRC está capacitada para realizar o exame e oferecer o atendimento com a melhor qualidade possível”, finalizou o diretor do Complexo Regional Hospitalar de Cacoal, João Henrique Paulo Gomes.