O dia 02 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 02 de agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

BOM DIA 2 DE AGOSTO!
O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – jlucioac @gmail.com

BOM DIA!  2 de JULHO!
RONDÔNIA

Em 1907 – Fundada em Maine, EUA, a empresa Madeira-Mamoré Raylway Company, que adquiriu do engenheiro brasileiro Joaquim Catramby, vencedor da concorrência para construir a ferrovia, o direito de realizar a obra.
Dia 2 – Em 1915 instalada a Comarca de Santo Antonio e nomeados o juiz Marcos José Rebenatto e o promotor Vulpiano Machado. 

COMEMORA-SE

Início da Semana da Cultura Nordestina. 
Católicos lembram São Pedro Julião Eymard, São Eusébio e Santo Estevão I.

FATOS
BRASIL

1875 – Circula o jornal fluminense “Gazeta de Notícias”, pioneiro no uso de clichês nos jornais brasileiros.   1920 - O Brasil participa pela primeira vez dos Jogos Olímpicos, na Antuérpia, em que conquistaria suas primeiras medalhas. 

MUNDO

1922 – Morre o escocês Alexandeer Graham Bell, inventor do telefone.

1932 – Nasce Peter O'Toole, ator irlandês, cujo  papel principal foi “Lawrence da Arábia”.  

1932  - O pósitron (antipartícula do elétron) é descoberto por Carl David Anderson.

1939 — Albert Einstein e Leó Szilárd escrevem uma carta a Franklin Delano Roosevelt, aconselhando-o a desenvolver uma arma nuclear.

1945 — Na Conferência de Potsdam, países aliados decidem o que fazer com a Alemanha após o fim da II Guerra Mundial.

1889 – Morre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

1990 — O Iraque invade o Kuwait, gerando a I Guerra do Golfo. 

FOTO DO DIA  (1960 – abeertura)

Trecho nas proximidades de Ariquemes, da abertura da rodovia BR-29 (364), em 1960. Obra iniciada em fevereiro, reuniu trabalhadores oriundos de vários estados, com prevalência dos que vieram de Manaus, a estrada já contava, em Rondônia, com um trecho aberto a partir de Porto Velho na década de 1930/40, mas ainda assim teve de ser reconstruída, e a maior parte foi aberta inicialmente “no braço” para depois entrarem as máquinas pesadas e, ainda que com esse suporte, o trabalho foi muito difícil. Ao final do serviço muitos dos que vieram para a obra se estabeleceram em locais diversos ao longo  da rodovia, mas uma grande parte preferiu ficar em Porto Velho.