O dia 03 de junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 03 de junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque – [email protected]
(rondoniaalemdahistoria.com.br - só para cultura e história de Rondônia. Acesse)
BOM DIA 3 DE JUNHO!
RONDÔNIA
1908 – O presidente da Província de Mato Grosso, Generoso Paes de Leme Ponce, assina  a lei 484 criando o município de Santo Antonio do Rio Madeira, instalado em 1912, absorvido pelo Território Federal do Guaporé em 1943 e inserido como parte do município de Porto Velho em 1945. 
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Bicicleta. Dia Mundial do Administrador de Pessoal. Dia Nacional da Educação Ambiental, Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. 
Católicos celebram Dia de Corpus Chirsti festa que celebra o mistério da eucaristia. Lembram ainda Santa Clotilde, Santos Carlos Lwanga e Companheiros (religiosos católicos e anglicanos queimados vivos em Uganda)
FATOS:  1875 — Morreu Georges Bizet, compositor da ópera Carmen. 1908 — Nasce Mário Filho, jornalista, patrono do Maracanã. 1924 — Morre o filósofo Franz Kafka.  1940 — Na II Guerra Mundial: acaba a Batalha de Dunquerque  com a vitória alemã. 1963 — Morre o Papa João XXIII, cujo papado aproximou  a Igreja dos fiéis.  1986 — Morre Augusto Ruschi, cientista, agrônomo e naturalista brasileiro. 1988 - A CCJ do Senado aprova o projeto do senador Jefferson Peres (AM)  que revoga a Lei de Imprensa em vigor desde 1967. 1989 – Começa o Massacre da Praça da Paz Celestial:  Tropas chineses atacam manifestantes, em Berijing. 2009 – Depois de 47 anos Cuba é readmitida na OEA. 
FOTO DO DIA
Homens de muitos estados, mas em grande maioria do Pará e do Amazonas, se unem numa tarefa hercúlea: Desmatar a floresta, “no braço”, preparando o caminho aos tratores para  abrir o que Paulo Leal, à época do Território de Rondônia, chamou de “o outro braço da cruz”, a construção da rodovia BR-29, depois 364, em 1960, por onde a partir de 1965 começou a grande migração rumo às terras de Rondônia, um trabalho que teve grande participação do Incra no ordenamento do uso do solo, no início do processo que levou o ex-Território se tornar, com a criação do Estado em 1981, uma das potências do agronegócio brasileiro. A abertura da estrada durou poucos meses e, apesar de toda a precariedade inicial, se torno9u fundamental para beneficiar a Amazônia Ocidental.