O dia 11 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 11 de maio na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque – [email protected]


BOM DIA 11 DE MAIO!


RONDÔNIA

 

Em 1987 – Instalada a Junta de Conciliação e Julgamento do TRT em Vilhena. Em 1988 – Através da Lei Nº 198, assinada pelo governador Jerônimo Garcia de Santana, com áreas desmembradas dos municípios Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná, foi criado o município de Machadinho do Oeste.

 

COMEMORA-SE

 

•    Dia da Integração do Telégrafo no Brasil, Dia Nacional do Reggae. Católicos lembram Santo Antimo e São Maieu. Beato Zeferino Namuncurá


 
FATOS


868 — Impresso o Sutra do Diamante, o mais antigo livro do mundo, sobre budismo.

1727 — Estreia da “Paixão segundo S. Mateus”, de Johann Sebastian Bach.

1916 - Albert Einstein apresenta a Teoria da Relatividade.  

1919 — Fundação da Organização Internacional do Trabalho.

1945 — Tropas dos EUA libertam o campo de concentração nazista “Buchenwald”.

1960 — Na Argentina, agentes israelenses capturam o nazista Adolf Eichmann, o “cérebro” do assassínio em massa de judeus.

1963 — O Papa João XXIII publica Pacem in Terris, a 1ª encíclica dirigida a cristãos e não cristãos.

1964 — O Congresso elege o general Humberto Castelo Branco presidente do Brasil.

2007 — O papa Bento XVI canoniza Frei Galvão, o 1º santo brasileiro. 

 

FOTO DO DIA


1989 – A Assembleia Constituinte, debate e vota artigos da Segunda Constituição  de Rondônia e pela plateia e nos corredores do antigo prédio da Assembleia, centenas de pessoas, em maioria lideranças comunitárias de Porto Velho, acompanham a discussão do Art. 9º definidor de onde ficaria a capital do Estado, proposta para ser em uma região nas proximidades do município de Ji-Paraná, tendo como maior defensor da ideia o deputado jiparanaense Edison Fidelis. Na Assembleia, dos 24 deputados 17 eram oriundos de municípios ao longo da rodovia BR-364, todos mais próximos da área pretendida pelos mudancistas em relação à localização da capital. À frente das manifestações estava a professora e ex-vereadora Marise Castiel (na frente à esquerda) responsável pela mobilização da maioria dos manifestantes. Ao final, numa ação política liderada pelo deputado Amizael Silva, a capital ficou mantida em Porto Velho. (F. Marcos Grutzmacher)