O dia 15 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 15 de janeiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
[email protected]

BOM DIA 15 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE

 Dia Mundial do Compositor,  Dia Mundial do Adulto, Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes
Católicos lembram Nossa Senhora de Banneux  São João Calibita, Santo Amaro (ou Mauro), São Paulo Eremita, São Francisco Fernandez Capillas e São Plácido

RONDÔNIA

1873 – O Imperador D. Pedro II assina o decreto 5.024 abrindo a todas as Nações o tráfego no Rio Madeira.

1949 – O governador Joaquim de Araújo Lima (um dos autores do Hino de Rondônia) inaugura a sede da superintendência da ferrovia Madeira-Mamoré, em Porto Velho, que ficou conhecido por “Prédio do Relógio”. Em 2018 foi instalada ali o gabinete do prefeito.

BRASIL

1699 – O rei Pedro II, de Portugal, cria no Brasil uma escola para formar “soldados técnicos”, o que deu origem ao Instituto Militar de Engenharia (IME).

1985 — Tancredo Neves vence Paulo Maluf em eleições indiretas para a presidência da República. Desde 1964, era a primeira vez que o país teria um presidente civil.

1989 — O ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, lança o Plano Verão, a nova moeda no país: o Cruzado Novo.

MUNDO

1892 — James Naismith publica as regras do basquetebol; considerado o “pai do basquetebol”.

1929 - Nasce Martin Luther King Jr, líder pacifista que lutou contra o racismo e pelos direitos civis dos negros.

2001 — Foi lançada a enciclopédia digital "Wikipedia".

FOTO DO DIA

Localizada à margem  direita do Rio Guaporé, fronteira brasileira com a Bolívia, a 850 KM de Porto Velho, capital de Rondônia, a cidade de Pimenteiras do Oeste é conhecida pela atração que exerce para quem gosta de um bom passeio numa região tranquila e também para quem gosta da pescaria esportiva. A pesca é possível tanto no período das cheias quanto no verão, ocasião em que grandes cardumes de tucunaré se movimentam pelos rios da região. Para o turista o indicado é a hospedagem num dos barcos-hotéis (foto), que dispõem inclusive de embarcações pequenas e piloteiros para chegar a locais onde é comum encontrar maior quantidade de peixes. Em frente a Pimenteiras, do lado boliviano, fica outra atração ecológica: o Parque Nacional Noel Kempff Mercado.