O dia 27 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 27 de março na história de Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

 

Lúcio Albuquerque - [email protected]

 

BOM DIA 27 DE MARÇO!

 

RONDÔNIA

1867 – Brasil e Bolívia assinam o Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, permitindo à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros com acesso ao Oceano Atlântico.

 

COMEMORA-SE

Dia do Circo, homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, o Piolin. Dia Internacional do Teatro. Dia Mundial do Grafite.  Católicos lembram São Ruperto, São João do Egito. 

 

FATOS
 

1933 – O Japão sai da Sociedade das Nações, organismo anterior a ONU.

1965 — Inaugurada a Ponte Internacional da Amizade ligando a cidade de Foz do Iguaçu, Brasil e Ciudad del Este, Paraguai, passando sobre o rio Paraná.

1966 — A Taça Jules Rimet, roubada em Londres, é encontrada enrolada em jornais pelo cão do inglês David Corbette.

1968 – Miorre o astronauta russo Iuri Gagarin, primeiro homem a viajar pelo espaço.

1973 — O ator Marlon Brando recusa o Oscar de melhor ator no filme The Godfather por discordar do tratamento dado pelo cinema, televisão e pelo seu país aos índios Sioux.

1998 — O Food and Drug Administration aprova o Viagra para o uso como um tratamento para a impotência masculina.  

2002 - A camisa usada por Pelé na copa de 70 é vendida em Londres por aproximadamente 520 mil reais. 2012 - Morre o desenhista, tradutor, jornalista e roteirista de cinema Millôr Fernandes.

 

FOTO DO DIA

Década de 1980, em seu início, a monitora do Mobral Nilce Casara orientando e trabalhando junto com moradoras das proximidades de Pimenteiras, sul de Rondônia, na construção de uma horta comunitária. Criado em 1968 pelo governo federal, utilizava um método de ensino a partir do estudo das necessidades humanas básicas, o Mobral era vinculado ao MEC e visava promover a alfabetização funcional e educação continuada para os analfabetos de 15 anos ou mais. Em muitas comunidades no interior rondoniense, o Mobral foi precursor de escolas e ajudou muitos professores, pelo deslocamento que permitia, a conhecer o método de ocupação das terras do então Território.